30 de abril de 2024
Educação

Comunicação no RN faz 60 anos com pouca divulgação

 

 

Roda Viva – Tribuna do Norte – 15/05/22

A Universidade Federal, finalmente, lembra os 60 anos de ensino de Comunicação no RN, como sendo 60 anos do seu DECOM, incorporando os 13 anos da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, estadual.

Mas nem criou ainda um grupo de trabalho (que abundam na comunidade universitária) para cuidar desse aniversário. Por enquanto saiu, no Portal da UFRN, uma reportagem (correta) de Adriene Galvão, Ana Lourdes Bal e José de Paiva Rebouças, da AGECON, que tentaram o impossível: registrar mais de meio século de uma pioneira instituição de ensino, numa matéria.

A fase pioneira da Faculdade, a segunda do Brasil (a primeira foi a Casper Líbero, de São Paulo), quando teve maior interação com a comunidade com projetos como o jornal semanal (EXTRA primeiro jornal-laboratório disputando o mercado); o jornal MÃE LUÍSA (experiencia pioneira em jornal comunitário feito por universitários) e o programa “Xeque Mate”, restrito ao auditório da Faculdade (antes de chegar a TV-U), mas, mesmo assim, apontando pelo próprio como episódio  importante para a eleição do senador Agenor Maria, em 1974.

Depois de incorporada a UFRN, com a perda da sua autonomia foi perdendo a interação com a comunidade, e mesmo possuindo uma emissora de televisão, sua vizinha no campus, quase não tem conteúdo jornalístico a apresentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *