7 de maio de 2024
Coronavírus

DE CAMPANHA E OUTROS

B15E8F1B-90CA-43A6-802F-E807F7C5DD41O bom augúrio, nestes tempos de pandemia e incertezas, manda que não se interrompam correntes das redes sociais.

O pedido de divulgação da opinião de um técnico, engenheiro civil, sobre o Hospital de Campanha II (estadual) é que chegue à Governadora Maria de Fátima Bezerra.

Estou fazendo a minha parte.

Vai que ela também é chegada a estes textos do Território Livre…

 

Como Engenheiro tenho opinião sobre a construção de um Hospital de Campanha no gramado do Estádio Arena das Dunas.

Conheço o projeto de drenagem do gramado. É muito complexo e se forem executadas instalações hidro-sanitarias danificarão o mesmo, a sua reconstrução posterior, após o desmonte do Hospital, custará bem mais caro que a reconstrução do gramado.

Há mais de 30(trinta) anos que escuto falar na implantação de três hospitais: o primeiro seria um Hospital Infantil na Av. Roberto Freire, onde chegou até a ter placas indicativas e “canteiro de obras” construído, o segundo seria um Hospital de TRAUMA, terreno chegou a ser escolhido na Via Costeira, seria uma unidade do Hospital Sara Kubschek e na Av. Capitão Mor Gouveia, após a Rodoviária, foi iniciada e paralisada a construção de Hospital de Psiquiatra, não sendo prioridade numa obra que ficasse para aproveitar futuramente.

Dizem que gastarão R$37 milhões para posteriormente mais R$20 milhões para desmontar e refazer as características da Arena das Dunas, uma vergonha.

Em Caicó existe um Hospital da Fundação Sesp muito grande e disponível para atender os casos da região Seridó, sem que haja necessidade de transferir para Natal.

Finalmente sem falar nas Unidades Hospitalares que poderiam ser utilizadas, ampliadas, se necessário.

Na zona Norte de Natal tem o Hospital Santa Catarina, construído num terreno inadequado, pois não foi feita análise de drenagem de águas pluviais, sofrendo com alagamentos constantes, quando ao lado possui uma quadra livre de edificações, sem risco de alagamentos.

Finalmente, teríamos várias alternativas sem necessidade de prejudicar o Arena das Dunas.

Quem entende de construção sabe que duas preocupações são as fundações, incluindo o piso e estrutura com cobertura adequada. Então a escolher para construir um Hospital para atendimento rápido, seria utilizar as instalações do Centro de Convenções, acesso fácil, estacionamento, instalações elétricas e hidro sanitárias, suficiente às necessidades.

Infelizmente, as vezes “A pressa é inimiga da perfeição “.

-Eng° Civil Vital Gorgonio Da Nóbrega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *