27 de abril de 2024
CoronavírusImprensa Nacional

Nicolelis prevê colapso nacional e diz que lockdown é o caminho

xMiguelNicolelis.jpg.pagespeed.ic.gVHaDdWJyX

Uma constatação que justifica o avanço do Coronavirus em todo o Brasil; ação e reação. O país colhe os frutos da imprudência com aglomerações desde as eleições de novembro, continuada pelas festas de fim de ano e Carnaval.

Agora, o colapso é geral e deve se intensificar nos próximos dias.

A perspectiva da vacina fez o brasileiro relaxar nas medidas de isolamento. Um vacina que chega a conta gotas.

Em entrevista ao Globo desta sexta-feira, o cientista Miguel Nicolelis falou sobre o caos que previa antes de deixar o Comitê Científico do Nordeste.

Ou seja, o colapso está ocorrendo de Norte a Sul. Como chegamos a essa situação?

Diferentemente da primeira onda, quando foi cada estado num tempo, surgiram efeitos sincronizadores como eleição, festas de fim de ano, carnaval. Agora, tudo está explodindo ao mesmo tempo. Isso significa que não não tem medicação, não tem como intubar, não vai dar para transferir de uma cidade para outra, não vai ter como transferir para lugar nenhum. A consequência do colapso de saúde é o colapso funerário. Cientistas não olham só o presente, mas olham o futuro, enquanto o político está pensando no hoje, em como resistir à pressão do setor X para não fechar, a despeito das mortes.

Como vê esse futuro?

Eu estou vendo a grande chance de um colapso nacional. Não é que todo canto vá colapsar, mas boa parte das capitais pode colapsar ao mesmo tempo, nunca estivemos perto disso. Se eliminar o genocídio indígena e a escravidão, é a maior tragédia do Brasil. A ausência de comando do governo federal é danosa. Isso é uma guerra. Em outros países essa é a mensagem que foi dada, veja a China. É curioso ver que no mundo ocidental exista dificuldade de transmitir essa mensagem da gravidade. Em Israel, metade da população foi vacinada no meio de um lockdown, e Israel é um país que entende o que é uma guerra. Adotaram discurso de salvação nacional, a mobilização foi total.

TL CONCLUI

Mais do que sempre a consciência individual se faz necessária, principalmente, para os  que confundem atitudes liberais na Economia com liberdade para aglomerar e se descuidar das medidas de prevenção.

Isolamento social não é opção, é imperiosos num sistema de saúde que está colapsado e que obedece a leis que todos têm direito a tratamento médico-hospitalar.

E não só os que se preservaram. “Livre arbítrio”  para os que estão em casa evitando piorar o que já está caótico.

3 thoughts on “Nicolelis prevê colapso nacional e diz que lockdown é o caminho

  • PedroArtur

    Sobre os milhões desviados pelo Consórcio do Nordeste, ele fala o que?

    Resposta
  • PedroArtur

    E tudo teve reinicio com a maldita eleiçao , mais eles os politicos nao estavam nem ai , olha o resultado muita gente morrendo e agora Srs inrresponsaveis ( politicos ) vao fazer o que ? culpar quem ? .

    Resposta
  • observanatal

    Já estamos entrando em lockdown geral. O Brasil está colapsado, mas preferem discutir política.

    Subestimamos o vírus, o resultado é o quadro atual.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *