30 de abril de 2024
SaúdeServiços

DNA Pet, coordenado pelo Dr. Vicente Toscano, vai ganhar sede própria

Uma pesquisa de doutorado realizada na UFRN pelo médico-veterinário e Coordenador do DNA Pet, Vicente Toscano, pode ajudar a evitar a eutanásia de cães por um diagnóstico falso positivo de Leishmaniose, uma doença infecciosa causada por um protozoário que ataca o sistema imunológico do animal.

A Leishmaniose Canina é uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa, sendo o mosquito o vetor. É uma grave zoonose que pode provocar o óbito tanto do humano quanto do cachorro infectado.

Segundo Dr. Vicente, “pesquisas como essa têm o intuito de melhorar o entendimento da comunidade científica e dos clínicos veterinários, principalmente para os meios de transmissão, métodos de replicação celular e apresentação sintomatológica da doença. Então, quanto mais a gente estuda e entende o mecanismo de ação desses microrganismos, a gente pode identificar a doença com mais eficiência e também prescrever um tratamento melhor”.

No DNA Pet, um combo de exames auxilia no diagnóstico da Leishmaniose. É possível realizar um teste molecular (PCR) que amplifica o material genético do protozoário confirmando ou não a existência da zoonose. Também é possível fazer uma cultura de aspirados, linfonodos ou de medula, além de um exame sorológico que pode afastar de vez a indicação da doença e evitar a condenação desnecessária do animal.

O DNA Pet surgiu para ser um Centro de Diagnósticos, com o objetivo de contribuir com o trabalho dos profissionais da área de saúde animal, com um serviço inovador e complementar, sendo pioneiro no Estado na realização de análises microbiológicas veterinárias, com ênfase na identificação de microrganismos de pets.

E, em breve, o DNA Pet vai ganhar uma sede própria em um espaço aconchegante e confortável para receber os tutores dos animais no caso de coleta de material e também médicos-veterinários que desejem discutir casos clínicos. O local terá sala de coleta e pequenos ambulatórios para que outros meios de diagnósticos possam ser ofertados. Ofertará também o exame de PCR para leishmaniose e outras doenças infecciosas, ajudando o médico veterinário a prescrever um tratamento mais específico.

Mais detalhes no @dnapet.lab e no endereço www.dnacenter.com.br/dnapet.

Informações sobre citologia e microbiologia veterinários pelo telefone (84) 99921-4767 e exames pelo (84) 99807-0089.

Veterinário Dr. Vicente Toscano em ação no DNA Pet

One thought on “DNA Pet, coordenado pelo Dr. Vicente Toscano, vai ganhar sede própria

  • Nossa, eu juro que não sabia que essa doença, a Leishmaniose Canina, poderia passar para humanos. Gostei muito desse artigo, esse blog sempre traz notícias que eu desconheço.
    [Curso De Adestramento De Cães]

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *