6 de maio de 2024
Coronavírus

É possível imunidade de rebanho para Covid-19?

 

AD5821B4-9857-4C75-ABF3-C11948508390

Fonte: MedPage Today, 26 de maio de 2021

Cerca de metade dos americanos relatam ter recebido pelo menos uma vacina COVID-19, mas isso será suficiente para obter imunidade coletiva?

Exatamente essa pergunta foi feita ao Dr. Tom Frieden, ex-diretor do CDC no governo Obama e atual presidente e CEO da Resolve to Save Lives.

“Infelizmente, o que estamos vendo nos EUA são alguns bolsões, demográficos, geográficos, até ideológicos, que estão recebendo muito menos cobertura vacinal.  E nesses bolsões, é provável que continuemos a ver aglomerados e potencialmente surtos, disse Frieden.

Ao comparar a COVID-19 ao surto e erradicação da varíola, Frieden disse que o mundo não erradicará a COVID.  “Vai ficar conosco por um futuro indefinido.  Teremos que aprender a conviver com isso e ajudar as pessoas a não morrerem disso ”, disse ele.

Como outras doenças como o sarampo, a imunidade coletiva com COVID levará décadas para ser alcançada, acrescentou Frieden.  Além disso, as pessoas têm ideias erradas sobre o que é imunidade de rebanho, disse ele.  “Não é a erradicação onde a doença foi embora.  “O que esperamos é obter uma taxa de vacinação alta o suficiente, de modo que não teremos surtos generalizados e explosivos de COVID.  Ainda estaremos em risco de surtos em instituições;  abrigos para desabrigados, instalações correcionais, lares de idosos, projetos habitacionais e até mesmo escolas e universidades. ”

TL Comenta:

Quem assiste a CPI da Cloroquina pode ficar com a impressão que a “imunidade de rebanho” foi invenção de negacionistas-terraplanistas.

Uma comunidade só estará protegida quando um grande percentual dos seus membros desenvolver imunidade pelo contato. Natural com a recuperação da doença ou pela vacina.

Vacinados também fazem parte do mesmo rebanho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *