30 de abril de 2024
Opinião

Efeito Ucrânia: Planalto invadido agora é tratado como golpista

Por Josias de Souza

Lula terá que lidar nos próximos dias com algo que pode ser chamado de Efeito Ucrânia.

Dias atrás, Lula disse: “A decisão da guerra foi tomada pelos dois países.”

Soou como se achasse que a invadida Ucrânia tem culpa pela invasão das tropas da Rússia. Agora, as circunstâncias colocam Lula, por assim dizer, dentro dos sapatos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O vídeo que forçou Lula a retirar o general Gonçalves Dias do Planalto às pressas, pela porta de incêndio, forneceu o material que faltava para que o bolsonarismo sustente numa CPI do Golpe, agora inevitável, a tese segundo a qual o governo é culpado pelo 8 de janeiro. Lula e seus operadores terão de molhar a camisa para desmontar a versão fake segundo a qual o Planalto invadido pelos vândalos bolsonaristas é culpado pela invasão.

As cenas que estão por vir são constrangedoras.

Lula está impedido pelos fatos de alegar que foi surpreendido com a divulgação das imagens. Nelas, o general Gonçalves Dias, velho amigo do presidente, aparece na cena do crime abrindo portas e indicando rotas de saída para os criminosos que vandalizavam o Planalto.

Em 12 de janeiro, quatro dias depois da intentona bolsonarista, Lula disse que assistiria a todas as imagens do quebra-quebra. Declarou que estava convencido de que houve conivência com os invasores. “A porta do Planalto foi aberta para essa gente entrar”, afirmou na ocasião.

Nos dias subsequentes, a Presidência afastou cerca de 80 militares responsáveis pela segurança do Planalto e do Alvorada. Foram exonerados 34 pessoas lotadas no Gabinete de Seguramça Institucional.

Mas o general Gonçalves Dias, que chefiava a repartição, foi preservado.

O destino não muda o homem. Mas ele às vezes o envergonha.

Para se livrar da fake news bolsonarista que o culpa pelo golpe que sofreu, Lula terá que molhar a camisa para demonstar que foi apenas incompetente, não cúmplice. Afastou o general inepto com 101 dias de atraso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *