28 de abril de 2024
Coronavírus

Ensaio clínico israelense mostra quarta dose de vacina limitada na infecção por Ômicron

 

E208B1A6-AC01-469D-A706-FA47A6E03BDF
Muro das Lamentações, Jerusalém, em março de 2020

Abigail Adcox, para o  Washington Examiner  em  17 de janeiro de 2022

Os resultados de um ensaio clínico divulgado  em Israel mostram que uma quarta vacina Covid-19 fornece apenas proteção limitada contra a variante Ômicron.

O Hospital Sheba disse nestaa segunda-feira que achados preliminares indicam que uma quarta dose fornece apenas “defesa parcial” contra a cepa, que se mostrou mais transmissível enquanto causa doenças menos graves.  No entanto, a dose aumenta os níveis de anticorpos.

Dr. Gili Regev-Yochay, diretor da unidade de doenças infecciosas do hospital, afirmou a repórteres que a quarta vacina “não era boa o suficiente” para fornecer proteção completa contra a infecção da variante Ômicron.

“As vacinas, que foram mais eficazes contra variantes anteriores, oferecem menos proteção contra Ômicron”, disse Regev-Yochay.

No mês passado, o hospital começou a administrar uma quarta dose a mais de 270 trabalhadores médicos, 154 dos quais receberam vacina Pfizer e 120 receberam Moderna.  Todos os que participaram haviam sido vacinados previamente com a vacina da Pfizer.

O estudo descobriu que ambos os grupos que receberam uma quarta dose de vacina tinham anticorpos “ligeiramente maiores” do que após a terceira, mas não impediu a propagação do Ômicron.

Israel foi o primeiro a anunciar o lançamento de uma quarta dose para aqueles com 60 anos ou mais, indivíduos imunocomprometidos e trabalhadores médicos, no final de dezembro.  Mais de 500.000 israelenses já receberam a quarta dose, de acordo com o jornal Times of Israel.

TL Comenta:

A Pfizer anunciou que outra vacina específica para enfrentar a variante Ômicron estará pronta em dois meses.

Falta só combinar com os ‘coronavírus’, para não surgir novas cepas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *