27 de abril de 2024
Coronavírus

Este vírus está diferente

 

Os países que adotaram medidas mais rigorosas no enfrentamento das primeiras ondas da pandemia,  com a chegada da variante Ômicron. estão mudando  radicalmente de estratégia,

Com 52 milhões de habitantes e 7.200 mortes desde o início da Covid-19  (O RN conta 7.900), e 86% da população totalmente vacinada, as autoridades sanitárias sul-coreanas já não esperam acabar com  as contaminações.

A ordem agora é conviver com o Coronavírus e tratar as novas infecções como um surto sazonal de gripe influenza.

Em casa, com as receitas da vovó.

4B1996D9-705F-4F30-B250-F3A7743FD800
Trabalhadores médicos coletando amostras nasais em um local de teste de coronavírus em Seul. Foto:Ahn Young-Joon/Associated Press


Coreia do Sul muda sua abordagem ao vírus

Choe Sang-Hun, para o The New York Times, em  17/02/2022

Nos últimos dois anos, a Coreia do Sul travou uma batalha bem-sucedida contra o Covid-19 com a chamada estratégia de três T: aumentou “testes” de laboratório para descobrir infecções, “traced” (rastreou) contatos usando tecnologia moderna e “tratou” pacientes mantendo-os em quarentena, onde eram monitorados pelo governo.

Mas como a variante Ômicron de rápida disseminação ameaça sobrecarregar o sistema de saúde pública, essa estratégia agora parece insustentável – e pode até ser inútil, dizem autoridades sul-coreanas.

Agora, eles estão mudando o foco da pandemia do país para um novo plano de jogo: “selecionar e focar”.

Na semana passada, a Coreia do Sul começou a pedir aos pacientes que testam positivo para simplesmente se cuidarem em casa, enquanto o país redireciona recursos para aqueles que são mais vulneráveis.

Essa nova abordagem perturbou as pessoas que se acostumaram com a intervenção pesada do governo contra o vírus e, à medida que o número de pessoas se defendendo em casa aumentou, o mesmo aconteceu com as queixas.

Alguns dizem que não foram atendidos quando ligaram para linhas diretas de pandemia em busca de informações.

Ficar sozinho parece “abandono em casa” para muitos.

Suprimentos médicos que o governo prometeu entregar – como termômetros, oxímetros, desinfetante para as mãos e outras necessidades da pandemia – não chegaram a tempo.

“A abordagem parcialmente desinteressada do governo é um choque para as pessoas que seguiram obedientemente o que o governo lhes disse para fazer, como usar máscaras e serem vacinados, e em troca esperavam que ele assumisse a responsabilidade de proteger suas vidas”, disse Kim Woo-  joo, presidente da Sociedade Coreana de Vacinas.  “Pode parecer uma situação de sobrevivência do mais apto.”

Na terça-feira, o governo mobilizou milhares de clínicas de bairro para ajudar a aliviar o gargalo para aqueles que ficarem em casa.

As autoridades de saúde tentaram tranquilizar as pessoas de que, apesar dos distúrbios iniciais, a recente mudança de política era inevitável, forçada – e até justificada – pelos dados da Ômicron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *