27 de abril de 2024
Gente que é notícia

Estudo sobre Zika: Médico mossoroense é aprovado para Mestrado em Harvard

 

Um potiguar poderá realizar o sonho de estudar em duas das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, as universidades estadunidenses Harvard e Georgetown, situadas em Cambridge e Washington D.C. .

Aprovado em ambas para cursar o mestrado, o médico mossoroense Nilson Nogueira Mendes Neto, de 30 anos, aguarda resultado de programas de bolsa de estudo e ainda não decidiu qual instituição escolherá, embora confesse estar mais inclinado a cursar o programa de mestrado em Ciências Médicas em Investigação Clínica da Faculdade de Medicina de Harvard (HMS).

Nilson graduou-se em Medicina pela Universidade Potiguar (UnP), em 2017, e desenvolveu pesquisas muito importantes sobre a Síndrome Congênita do Zika (SCZ) e suas complicações neurológicas.

Além disso, pesquisou surtos de arboviroses no Brasil.

Pela importância de suas pesquisas, foi premiado pela Infectious Diseases Society of America (IDSA), sendo o único estudante na história do congresso a ser escolhido para uma apresentação oral do trabalho.

Ele conta que se preparou para receber a notícia da aprovação desde que decidiu ser médico:

“Em 2014, fui para a HMS como estudante de Medicina para fazer estágio de curta temporada durante as férias da primavera. Naquela época, eu estudava na Califórnia e sonhava em conhecer a melhor escola de Medicina do mundo, como é conhecida a instituição”. 

Em 2017, ainda estudante, prestes a se graduar, o mossoroense retornou à HMS como palestrante no Congresso Anual da Academia Americana de Neurologia (AAN), em Boston, acerca da Síndrome Congênita do Zika no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *