3 de maio de 2024
Comportamento

Fé em Deus … e na Inteligência Artificial

Mãos em Prece | Albrecht Dürer (1471/1528)


Pessoas que acreditam em Deus têm maior probabilidade de aceitar conselhos de Inteligência Artificial

A crença ativa em um poder superior se correlaciona com a pronta aceitação do que um chatbot de Inteligência Artificial diz?

Um novo estudo realizado pelas universidades Nazarbayev e Duke sugere exatamente isso, observando que as pessoas que regularmente “pensam em” Deus parecem estar mais abertas a ouvir o que a inteligência artificial tem a dizer.

Os pesquisadores estavam investigando os fatores psicológicos que influenciam as atitudes das pessoas em relação às recomendações baseadas em IA.

Especificamente, os pesquisadores exploraram o papel da relevância de “Deus” na tomada de decisões e se pensar em Deus torna as pessoas mais ou menos propensas a confiar nos sistemas de IA em vez dos especialistas humanos”.

O estudo pediu aos participantes que escrevessem sobre Deus e suas atividades diárias.

Os participantes escolheriam então entre duas opções: uma oferecida por um humano e outra sugerida por uma IA.

Os experimentos variaram de decisões relativamente benignas, como o que comer, até decisões que mudaram vidas, como investimentos e parceiros românticos.

Vários grupos de estudo foram convocados com detalhes demográficos variados.

Os pesquisadores disseram que o Estudo 1 começou com 405 participantes residentes nos EUA, mas terminou com 321 participantes após remover aqueles que falharam na verificação de atenção ou tinham endereços IP duplicados.

O estudo 2 incluiu 191 participantes da Turquia.

O Estudo 6 envolveu 53.563 participantes de mais de 21 países.

Os resultados sugerem que as pessoas foram mais receptivas aos conselhos de IA devido a sentimentos de humildade e reconhecimento das falhas humanas.

Fonte: Decrypt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *