1 de maio de 2024
Tecnologia

Fumaça anti-roubo

Varejistas recorrem a máquinas de neblina para criar “visibilidade quase zero” e impedir roubos

Barnini Chakraborty, para o  Washington Examiner, em 18/09/2023


Se eles não podem ver, não podem roubar.

Essa é a filosofia por trás de um novo sistema de segurança que lança uma névoa densa no ar, impedindo que  criminosos ajam fora dos horário de expediente e que colocaram milhares de varejistas em todo o país fora do mercado.

O sistema se conecta a um de alarme existente, bombeia uma mistura de glicol e água destilada através de uma unidade de aquecimento, criando uma névoa branca, densa e seca que gera um “ambiente de visibilidade quase zero”.

Isso torna impossível ver através em questão de segundos, disse Mike Egel, presidente da DensityUSA, o principal distribuidor do gerador de neblina nos Estados Unidos, ao Washington Examiner.

“É tão seco que não há nenhum resíduo”, disse ele durante um evento  de segurança em Dallas.

“Não há nada para limpar. É perfeitamente seguro respirar. É perfeitamente seguro para os empregados da empresa. É perfeitamente seguro para humanos e animais de estimação.”

Se o gerador de neblina estiver vinculado a um alarme, assim que o alarme ou detector de movimento disparar, a neblina se espalha, levando apenas alguns segundos para preencher um espaço de 300 a 500 metros cúbicos.

A empresa já atua em sete estados e tem como clientes grandes redes de joias de todo o país.

Atualmente possui 3.500 instalações ativas nos Estados Unidos e assinou um acordo para 6.500 instalações com uma operadora de telefonia móvel.

Sua popularidade está ligada à epidemia nacional de roubos no varejo que custou aos varejistas nos EUA perto de 100 bilhões de dólares em 2021.

Os varejistas, desde a Nordstrom até as pequenas boutiques, foram forçados a aumentar os seus preços ou a fechar completamente as suas lojas na sequência de uma onda de crimes.

Outros trancaram seus itens em caixas-fortes para evitar roubos.

Mas em alguns estados como a Califórnia, os ladrões tornaram-se tão descarados que desligam as câmaras de segurança ou fazem contacto visual com os donos das lojas quando saem  com artigos roubados.

As grandes lojas, temendo pela segurança do seu pessoal, têm normas em vigor que os impedem de perseguir os infratores, encorajando ainda mais pessoas a entrar e levar o que quiserem.

Aqueles que são capturados e entregues à polícia sabem que, no máximo, receberão uma reprimenda, porque os promotores progressistas de alguns estados dizem  que não gastarão seu tempo ou os farão dividir  o espaço na prisão com outros criminosos.

Com os promotores se recusando a intervir, os proprietários de lojas são em grande parte deixados à própria sorte para evitar roubos em seus estabelecimentos.

Os nebulizadores de densidade têm sido usados ​​globalmente em lugares como França, Alemanha, Finlândia, Noruega, México e Reino Unido há anos, mas só agora estão ganhando força nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *