26 de abril de 2024
vacina

Governadores do Nordeste querem insistir da validação da Sputnik

vacina-russa-sputnik-v-sera-produzido-no-brasil-pelo-laboratorio-uniao-quimica

Do Painel na Folha 

O grupo de estados da região Nordeste que negocia a compra da Sputnik V encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária novos documentos para tentar provar a segurança da vacina. Eles pedem que o caso seja reavaliado pelo órgão.

A documentação foi enviada pelo Instituto Gamaleya, responsável pelo imunizante russo, e repassada para a Anvisa pela Procuradoria-geral do Estado da Bahia.

Na segunda-feira (26), a Anvisa negou pedido de importação da Sputnik V.

 O arquivo de 55 páginas tem um documento assinado por Alexander Pronin, do Gamaleya, em que ele comenta 30 pontos da decisão da Anvisa contra a liberação da vacina.

O principal item rebatido é o apontamento das autoridades brasileiras sobre a possível capacidade de replicação dos adenovírus utilizados no imunizante, que poderiam causar outras infecções nos vacinados.

Anexos ao documento estão estudos que, dizem os russos, mostram que a vacina utiliza apenas vetores, no caso os adenovírus, não replicáveis.

DO TL 

Apesar da negativa da Anvisa, a vacina russa foi aprovada e é usada hoje em 63 países.

4 thoughts on “Governadores do Nordeste querem insistir da validação da Sputnik

  • Gustavo Henrique

    63 países a Rússia compra com uma bufa.

    Resposta
  • PedroArtur

    a Anvisa esta correta , eh uma das agencias mais seria do mundo , esses governadores de M…… querem fazer politica , porque eles nao assumem os riscos ja que fazem criticas a Anvisa e batem sempre nessa tecla dos 63 paises , eu nao tomo , so se a Anvisa liberar ai sim, nao so eu, mas acredito que todas as pessoas esclarecidas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *