6 de maio de 2024
PETRÓLEO

Governo vem discutir limites da setentrional

Roda Viva – Tribuna do Norte – 11/06/23

O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prats, confirmou presença em Natal, na próxima sexta feira, para discutir com a equipe técnica do Governo, além do SENAI, os limites da chamada Banda Setentrional. Prats, quando Senador, apresentou um projeto sobre o assunto com o senador Davi Alcolumbre (União), que também estará presente na reunião.

As bacias do Norte e do Nordeste brasileiro podem ser as novas grandes fronteiras do petróleo do país. A Bacia Potiguar – Nordeste Brasileiro – na porção setentrional engloba todo o município de Areia Branca/RN e parte do Estuário Apodi-Mossoró perfazendo cerca de 370 km2 . Ë limitada a norte pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Município de Serra do Mel, a Leste pelo Município de Porto do Mangue, e a oeste pelas cidades de Grossos e Mossoró.

A Petrobras já vem pesquisando, desde 2012, em área ultra profunda, feita em lâminas d´água (distância da superfície ao fundo do mar) semelhantes àquelas nas quais a estatal descobriu o présal no Sudeste, onde está a maior província petrolífera brasileira.

O Brasil, segundo consenso geral, tem todas as condições para ser protagonista global da traição energética por ter uma produção de petróleo e gás de baixo custo e baixas emissões; por já ter uma matriz de energia limpa; por reunir recursos naturais essenciais para a produção de energias renováveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *