27 de abril de 2024
Coronavírus

Há muito o que aprender como o vírus se espalha

 

5D946395-2F96-4C4D-AD92-4281E82E2B2F
Pedestres em Londres, esta semana


David Leonhardt para o The New York Times, 30/07/2021


Na Índia, onde a variante Delta foi identificada pela primeira vez e causou um grande surto, os casos despencaram nos últimos dois meses.

Uma queda semelhante pode estar ocorrendo agora na Grã-Bretanha.  Não há uma explicação clara para esses declínios.

Nos EUA, os casos começaram a cair rapidamente no início de janeiro.  A queda começou antes da vacinação se espalhar e não seguiu nenhuma mudança evidente nas atitudes frente a  Covid pelos americanos.

Em março e abril, a variante Alpha ajudou a causar um aumento acentuado nos casos no meio-oeste e no Canadá.  Esse surto parecia prestes a se espalhar para o resto da América do Norte, mas não o fez.

Nesta primavera, o número de casos não foi consistentemente maior em partes dos EUA que tinham medidas de mascaramento relaxadas e distanciamento social (como Flórida e Texas) do que em regiões que permaneceram vigilantes.

Grandes partes da África e da Ásia ainda não experimentaram surtos tão grandes quanto os da Europa, América do Norte e América do Sul.

Como resolvemos esses mistérios?

Michael Osterholm, que dirige um centro de pesquisa de doenças infecciosas na Universidade de Minnesota, sugere que as pessoas tenham em mente uma ideia primordial: humildade.

“Atribuímos autoridade humana demais sobre o vírus”, ele me disse.

“Durante o curso desta pandemia, descobri que uma de minhas primeiras suposições era especialmente difícil de abalar.  É algo que muitas outras pessoas parecem compartilhar – ou seja, que um vírus sempre se espalha, eventualmente infectando quase toda a população, a menos que os seres humanos tomem medidas para impedi-lo.  E essa ideia tem aspectos cruciais de verdade.  O distanciamento social e principalmente a vacinação podem salvar vidas.

Mas muito do fluxo e refluxo de uma pandemia não pode ser explicado por mudanças no comportamento humano.

Isso aconteceu com a gripe há um século e é verdade com Covid agora.  Um surto costuma fracassar misteriosamente, como um incêndio florestal que não salta de uma parte  de uma árvore para outra.

Máscaras e distanciamento social podem retardar a disseminação do vírus e a vacinação pode encerrar uma pandemia.

O passo mais importante foi a vacinação dos idosos.  Como resultado, o total de mortes britânicas aumentou apenas modestamente neste verão, enquanto as mortes e hospitalizações permanecem mais raras em partes fortemente vacinadas dos EUA do que em outras menos vacinadas.

Certamente não somos impotentes diante de Covid.

Podemos reduzir seus riscos, assim como podemos reduzir os riscos de dirigir, andar de bicicleta, nadar e muitas outras atividades cotidianas.

Mas não podemos eliminá-los.  “Não temos tanto controle quanto pensamos”, disse Osterholm.

One thought on “Há muito o que aprender como o vírus se espalha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *