1 de maio de 2024
História

Hoje é dia de lembrar o maior herói do RN pela Independência

Pe Miguelinho no paredão1,

Hoje completa 203 anos do início do martírio do maior herói do nosso Rio Grande do Norte pela Independência do Brasil o padre Miguelinho, um dos conjurados da Revolução de 1817, chegando preso a Salvador.

Padre Miguelinho nasceu em Natal em 17 de setembro de 1768, sendo filho do capitão português Manoel Pinto de Castro e de Francisca Antônio Teixeira. Foi batizado na Igreja Matriz de Natal em 3 de dezembro de 1768.

Foi morar em Recife com sua irmã Clara de Castro aos dezesseis anos e, em 1784, ingressou na Ordem Carmelita da Reforma, tornando-se o Frei Miguel de São Bonifácio. Conseguiu se tornar padre em 1800, por intermédio do Papa Pio VII, que lhe concedeu a secularização, mas a população em geral continuou a chamá-lo de Frei Miguelinho.

UM REVOLUCIONÁRIO

Foi mestre de retórica do Seminário de Olinda desde o seu primeiro dia, tendo-lhe cabido fazer o discurso inaugural; em 1817 participou na revolução que se esboçava. Foi preso no dia 21 de maio de 1817 e levado à Fortaleza das Cinco Pontas, junto com outros 72 revolucionários, que depois também seguiram para Salvador, onde desembarcaram em 10 de junho.

Miguelinho foi condenado pelo crime de lesa-majestade e fuzilado no dia 12 de junho de 1817, sendo enterrado no Cemitério do Campo da Pólvora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *