13 de maio de 2024
Nota

Interrompido por aplausos, Lula discursa na ONU sobre fome, desigualdade, paz e clima

No primeiro discurso em Assembleia-Geral de seu terceiro mandato, Lula da Silva disse: “A mais ampla e mais ambiciosa ação coletiva da ONU voltada para o desenvolvimento – a Agenda 2030 – pode se transformar no seu maior fracasso.”

O presidente discursou, nesta terça-feira, 19 que, sem reduzir a desigualdade, a “Agenda 2030” pode se tornar o maior fracasso da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estamos na metade do período de implementação e ainda distantes das metas definidas. A maior parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável caminha em ritmo lento”, acrescentou o presidente brasileiro.

“O imperativo moral e político de erradicar a pobreza e acabar com a fome parece estar anestesiado. Nesses sete anos que nos restam, a redução das desigualdades dentro dos países e entre eles deveria se tornar o objetivo-síntese da Agenda 2030”, completou.

A Agenda 2030 é um plano global estabelecido pelos 193 estados-membros da ONU na Assembleia-Geral de 2015, no qual foram definidos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas.

“No Brasil, estamos comprometidos a implementar todos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, de maneira integrada e indivisível. Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um décimo oitavo objetivo que adotaremos voluntariamente”, disse Lula.

E sobre o tema que deverá conversar amanhã com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , um spoliler :

“Aplicativos e plataformas não devem abolir as leis trabalhistas pelas quais tanto lutamos”, disse.

One thought on “Interrompido por aplausos, Lula discursa na ONU sobre fome, desigualdade, paz e clima

  • observanatal

    Um discurso impactante. Mas, é só um discurso. A agenda brasileira sobre meio ambiente era ruim e foi esculhambada pelo governo Bolsonaro. O governo Lula agora se preocupa muito mais com a política, que é capaz de parar qualquer iniciativa. Se a revolução ambiental não começou agora, prioritariamente, não haverá muito a ser mudado para frente.

    Já sobre os objetivos do milênio, muita gente que nem sabe do que se trata falando do que assuntos que não se interessam, enganando meio mundo, inclusive a ONU. Não tem como dar certo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *