2 de maio de 2024
Nota

Lula diz que ninguém vai vê-lo de muleta ou andador depois da cirurgia no quadril

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou nesta terça-feira, 26, a sua preocupação e a de seu entorno em não externar uma imagem de fragilidade por conta da cirurgia que ele terá que fazer no quadril na próxima sexta-feira, 29.

No programa semanal “Conversa com o Presidente”, Lula disse que seu fotógrafo pessoal e secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual do Planalto, Ricardo Stuckert, não quer filmá-lo utilizando o andador que terá que usar enquanto estiver se recuperando. E que ele só vai aparecer nas imagens divulgadas pela Presidência “bonito, como se não tivesse operado”.

“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘não vou filmar você de andador’.

Então, isso significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta.

Vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse me operado”.

VIAGENS SUSPENSAS 

Lula afirmou ainda que “trabalhará normalmente” no período de convalescença, mas deixará de viajar pelo menos até o fim de novembro, quando ocorre a conferência do clima nos Emirados Árabes marcada para o dia 30 daquele mês.

“Eu só vou viajar agora dia 28 de novembro, ou 29, para a COP-28 nos Emirados Árabes, que vai discutir a questão do clima. Até lá, eu vou ficar em Brasília. Não vou poder pegar avião”, afirmou.

O presidente disse ainda que a cirurgia a que será submetido “parece simples”, mas que precisará ter “disciplina na recuperação”. Ele também externou um temor em relação à anestesia utilizada nesse tipo de procedimentos.

“Eu vou ter que ter um pouco de cuidado, porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação ao tratamento são fundamentais. Então, eu vou me cuidar com muito carinho. Eu estou muito otimista”, afirmou. “Eu sempre tive medo de anestesia. Mas agora eu vou tomar. Eu tenho certeza de que eu vou voltar bem.”

DO TL 

Se não for brincadeira, a fala do presidente é mais uma declaração infeliz nesses quase dez meses do terceiro Governo.

A cirurgia, que ele será submetido no final da semana , tem hoje uma fila de mais de oito mil pessoas aguardando vaga pelo Sistema Único de Saúde.

São pessoas das mais diversas idades, gênero e situação geográfica. Em comum, não tem a idade avançada apenas, mas o desgaste de uma cartilagem que muitos podem sofrer, principalmente,atletas.

Sem falar que beleza e fortaleza não se medem pelo uso ou desuso de muletas ou bengalas.

Fonte: Valor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *