8 de maio de 2024
Memória

Lula prometeu nova Arizona em Mossoró

Roda Viva – Tribuna do Norte – 25/12/22

Em dezembro de 2003 o presidente Lula, no seu primeiro mandato, foi a Mossoró e prometeu – “em 2 anos” – transformar a área de 19 mil hectares da MAISA num projeto-padrão (dotado de toda a estrutura da produção agroindustrial e de condições ideais para os agricultores) do nível – segundo Lula – de numa “nova Arizona”, depois de ser desapropriada, como foi naquela oportunidade, e entregue aos agricultores.

O assentamento “modelo para o mundo” não aconteceu até hoje, e se transfere a culpa na disputa aos antigos empregados e os indicados pelo MST, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Pastoral da Terra para receberem lotes para serem assentados.

Do ponto de vista estrutural existe um diferencial enorme entre as vilas construídas depois da desapropriação pelo Governo Federal e a vila Maísa. Enquanto as novas têm pouca água e energia, a vila Maisa (construída no modelo capitalista) tem água, escolas, postos de saúde, é toda saneada e os moradores são organizados. Eles mesmos administram a distribuição de água. Já as outras áreas algumas tem moradores ainda em casas de lona, de barro e vara, e vivem em situação de extrema pobreza. Para as 1.100 famílias ali assentadas as esperanças renascem com o terceiro Governo Lula.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *