27 de abril de 2024
Nota

Mais uma carta-patente para nossa Universidade

Neste fim de ano, a UFRN recebeu mais uma carta-patente – a 73ª do seu acervo – relativa a “Compósito cerâmico utilizando diatomita e seu processo de obtenção” um processo produtivo para utilização do mineral com propriedades tecnológicas diferenciadas, sobretudo especial dureza de 10000 HV.

O valor de dureza Vickers (HV) é o quociente da carga aplicada pela área de impressão deixada no corpo ensaiado, sendo uma das medidas utilizadas para quantificar a capacidade de um determinado material em suportar uma carga. Quanto maior o número, melhor são as propriedades mecânicas, em especial a resistência ao atrito e ao desgaste. Com o processo criado pelos cientistas na UFRN, o atributo da dureza é alterado para resistir a maiores atritos e carga.

“Além das receitas financeiras pagas pelas empresas pela exploração das tecnologias à universidade, o que por si só acaba retroalimentando a pesquisa como um todo, todo esse processo de licenciamento tem o efeito colateral de aproximar os dois mundos, o acadêmico e o produtivo, o que acreditamos fomenta um ciclo vicioso, possibilitando mais descobertas na área e mais retorno social também”, defende Jefferson Ferreira de Oliveira, diretor da Agência de Inovação (Agir) da UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *