MAKTUB
Por mais paradoxal, o que nos espera e aos que virão depois de nós e os tempos que haverão de ser, já ficaram para trás.
O passado é o futuro que vem chegando.
Nas estórias contadas e nas que as lembranças preservam, podemos antever como serão os dias do amanhã.
Quando descobrirem como uma doença que apareceu numa periferia de uma longínqua metrópole, espalhou-se com tanta velocidade e não deixou nenhum povo incólume, a verdade aparecerá.
Por enquanto, a certeza que em nada podemos mudar no que já foi.
E a dúvida se realmente o advento pode ser modificado com o que fazemos agora.
E se tudo que estiver escrito, tem de acontecer?
(Publicação original em 22/07/2019)
TODA CARGA
Henry Ford ainda andava de charrete, com um cavalo de força-motriz e uma cidade do agreste já contava com eficiente serviço de entrega de encomendas.
Precursor do FedEx e do DHL, seu portfólio oferecia não só o transporte mas também a compra e guarda dos produtos. Aceitava grandes volumes e cargas vivas. Trabalhava exclusivamente na modalidade não recebeu-não pagou.
Muito além da tabela própria praticada pela Amazon.com, fazia tomada de preços e era abastecido por variados fornecedores.
Empresa nos trinques. Auto-sustentável. Ecologicamente correta. Socialmente justa. Economicamente viável.
Apesar de guardar resquícios de gestão familiar, quadro de colaboradores enxuto.
Toda a energia empregada, de geração própria. Nunca usou combustíveis fósseis. Conseguiu alcançar emissão zero de gás carbônico. Era fortemente comprometido com a redução de efluentes do metano e no aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos pela indústria de fertilizantes.
Sua área de abrangência ia da Parahyba a Natal, com hub estrategicamente localizado em ponto equidistante das duas capitais.
Percorrendo trilhas e veredas não cobertas pelo seus principais concorrentes, os ingleses da Great Western of Brazil Railways Company Limited, dominou o mercado por algumas décadas.
Com a chegada dos cavalos de aço, os negócios sofreram o maior e fatal abalo.
A guerra pelo mercado com as sopas trazidas de Guarabira pelo tycoon Vicente Flôr (com circunflexo) dizimou suas últimas tropas, e o empreendimento acabou cerrando as porteiras.
Sua atuação foi tão marcante que ainda hoje, mesmo quem nunca utilizou seus préstimos, não a esquece.
Por isso é fácil identificar um novacruzenses da gema e das antigas. Pela pronta reação a qualquer demora ou falha na entrega de qualquer coisa:
– Vem pelos burros de Mané Lalau?