4 de maio de 2024
Coronavírus

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Por mais paradoxal, o que nos espera e aos que virão depois de nós e os tempos que haverão de ser, já ficaram para trás.

O passado é o futuro que vem chegando.

Nas estórias contadas e nas que as lembranças preservam, podemos antever como serão os dias do amanhã.

Quando descobrirem como uma doença que apareceu numa periferia de uma longínqua metrópole, espalhou-se com tanta velocidade e não deixou nenhum povo incólume, a verdade aparecerá.

Por enquanto, a certeza que em nada podemos mudar no que já foi.

E a dúvida se realmente o advento pode ser modificado com o que fazemos agora.

E se tudo que estiver escrito, tem de acontecer?

(Publicação original em 22/07/2019)

TODA CARGA

Henry Ford ainda andava de charrete,  com um  cavalo de força-motriz  e uma cidade do agreste  já contava com eficiente  serviço de entrega de encomendas.

Precursor do FedEx e do DHL,  seu portfólio oferecia não só o transporte mas também a compra e guarda dos produtos. Aceitava grandes volumes e cargas vivas.  Trabalhava exclusivamente na modalidade não recebeu-não pagou.

Muito além da tabela própria praticada pela Amazon.com, fazia tomada de preços e era abastecido por variados fornecedores.

Empresa nos trinques.      Auto-sustentável.   Ecologicamente correta. Socialmente justa. Economicamente viável.

Apesar de  guardar resquícios de gestão familiar, quadro de colaboradores enxuto.

Toda a energia empregada, de geração própria. Nunca usou combustíveis fósseis. Conseguiu alcançar emissão zero de gás carbônico. Era fortemente comprometido com a redução de efluentes do metano e no aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos pela indústria de fertilizantes.

Sua área de abrangência ia da Parahyba a Natal, com hub estrategicamente localizado em ponto equidistante das duas capitais.

Percorrendo trilhas e veredas não cobertas pelo seus principais concorrentes, os ingleses da Great Western of Brazil Railways Company Limited, dominou o mercado por algumas décadas.

Com a chegada dos cavalos de aço, os negócios sofreram o maior e fatal abalo.

A guerra pelo mercado com as sopas trazidas de Guarabira pelo tycoon Vicente Flôr (com circunflexo) dizimou suas últimas tropas,  e o empreendimento acabou cerrando as porteiras.

Sua atuação foi tão marcante que ainda hoje, mesmo quem nunca utilizou seus préstimos, não a esquece.

Por isso é fácil identificar um novacruzenses da gema e das antigas.                            Pela pronta reação a qualquer demora ou falha na entrega de qualquer coisa:

Vem pelos burros de Mané Lalau?

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