3 de maio de 2024
Nota

Margem Equatorial começa em novembro pela Bacia Potiguar

Roda Viva – Tribuna do Norte – 10/09/23

A Petrobras anunciou o início das suas perfurações na chamada Margem Equatorial, notícia que gerou uma briga inesperada dentro do Governo entre a alta produtiva e o time dos ecologistas. A empresa começará com a perfuração de três poços, todos situados no litoral do RN. O IBAMA já admite a liberação de um poço, na chamada Bacia Potiguar, ainda neste mês de setembro.

A Petrobras espera iniciar, em novembro, as perfurações na margem equatorial — litoral que vai do Rio Grande do Norte ao Oiapoque (AP). A campanha deve marcar a volta das atividades de exploração da região, sete anos após o último poço perfurado no local. A ideia da companhia é perfurar entre dez e onze poços em águas profundas e ultraprofundas na Margem Equatorial.

Ao todo, a Petrobras prevê investir cerca de US$ 2 bilhões entre 2022 e 2026 na campanha exploratória da região — que inclui as bacias Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar, ainda em fase de licenciamento.

A área do RN registrou uma descoberta em 2013. Fica a 60 quilômetros do litoral de Areia Branca, na região da Costa Branca potiguar, próxima à divisa com o estado do Ceará. De acordo com a estatal, a perfuração do poço alcançou uma profundidade final de 4.200 metros. Os investimentos na exploração da Margem Equatorial, que abrange as bacias do Norte e Nordeste da costa brasileira e se estende do Rio Grande do Norte ao extremo norte do litoral nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *