1 de maio de 2024
Nota

Natal ganha planta piloto para combustível de aviação

Roda Viva – Tribuna do Norte – 10/09/23

Agência Reuters noticiou nesta terça-feira a inauguração da primeira planta piloto para a produção de combustível sustentável de aviação SAF (na sigla em inglês), produto que está no centro das discussões sobre a descarbonização do transporte aéreo, de acordo com os envolvidos no empreendimento.

A planta já está em operação no Hub de Inovação Tecnológica (HIT) do SENAI-RN, em Natal.

Este projeto está em operação no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN desde 2018 e foi oficialmente inaugurado em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios.

Localizado em Natal (RN), o projeto foi desenvolvido pelo Senai-RN em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e produzirá SAF a partir da glicerina, um coproduto da indústria de biodiesel com alto valor energético.

O laboratório, que recebeu investimentos de 712 mil euros (equivalente a R$ 4 milhões), deverá produzir até 5 litros/dia de Syncrude, o petróleo sintético desenvolvido no Senai para ser transformado em SAF.

Segundo Fabíola Correia, coordenadora do projeto, o volume produzido será suficiente para o envio de amostras para certificação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Se aprovado, o Senai deve desenhar um modelo industrial que possa ser escalável, atendendo aeronaves de grande porte.

A expectativa é obter a certificação junto ao regulador até dezembro deste ano, o que permitirá a comercialização do produto para a indústria de aviação, afirmou ela em apresentação nesta terça-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *