6 de maio de 2024
Política

MDB de Sarney cortejado por Bolsonaro e Lula

 

É a novidade política do final de semana. E, na verdade, reflexo imediato à CPI da Covid -19 instalada com promessa de algumas pautas-bomba.

O ex-presidente José Sarney (MDB) passou a ser procurado na condição de interlocutor de alto nível pelo governo e pelo PT, maior partido de oposição. Além do papel central na CPI, o que preocupa o Planalto, o MDB tem a maior bancada do Senado.

Na terça-feira passada, o presidente Jair Bolsonaro esteve com Sarney em Brasília, no mais importante gesto de aproximação com o MDB, partido do relator da CPI, o senador Renan Calheiros (AL).

Como revelou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois, Bolsonaro prestou continência para Sarney na entrada e na saída da reunião na semana passada. Durante a conversa, o presidente não mencionou o nome de Renan Calheiros, mas se queixou das dificuldades que enfrenta na Presidência da República.

Poucos dias depois desse encontro, Renan afirmou a aliados ter desistido da ideia de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso aos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. A notícia foi recebida com alívio pelo grupo criado no Planalto para monitorar o avanço da CPI.

Em entrevista à GloboNews na noite de ontem, o líder do MDB no Senado e integrante da CPI Eduardo Braga (AM) afirmou que o encontro de Bolsonaro com Sarney significou “abrir negociação de alto nível” com o partido, mas não deve comprometer os trabalhos da CPI.

— Abrir uma negociação de alto nível com o MDB não tem nada demais. O que não podemos é perder a isenção — afirmou.

PT EM BUSCA DO CENTRO

Em viagem a Brasília nesta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se encontrar com Sarney. Pessoas próximas ao maranhense dizem que o convite não foi formalizado, mas frisam que Lula e Sarney mantêm boa relação e costumam se encontrar.

Lula dá como certo o apoio de Renan Calheiros e Renan Filho nas eleições de 2022. Entretanto, Renan e Sarney, assim como diversos caciques do MDB, apoiaram o impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016, mas em seguida retomaram a relação com Lula. Enquanto esteve no poder, o petista desenvolveu uma relação de amizade com Sarney.

2 thoughts on “MDB de Sarney cortejado por Bolsonaro e Lula

  • observanatal

    O MDB nacional, porque o MDB local continuará fraco nas mãos do desastroso Walter Alves. Baleia Rossi vai ajudar a enterrar o MDB do RN.

    Resposta
  • Ary Maia

    O MDB tem amor por quem? O Mdb é um partido que vive na godela! Só olha pro seu umbigo. As prostitutas não tem amor por ninguém…e o MDB? Podemos comparar?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *