27 de abril de 2024
Imprensa Internacional

Meu BRICS, Minha Vida

Bandeira da Arábia Saudita


Arábia Saudita deve se juntar oficialmente à aliança BRICS em forte golpe para o dólar americano

Fonte: winepressnews.com

Voando sob o radar, a Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo, está preparada e pronta para se juntar oficialmente ao bloco BRICS no que provará ser um grande golpe para a hegemonia do dólar americano.

A Arábia Saudita se tornaria agora a 9ª nação a se juntar ao BRICS – sendo seus membros fundadores Brasil, Rússia, Índia, China e, posteriormente, a África do Sul.

A Arábia Saudita já havia indicado que estava aberta ao comércio de outras moedas em janeiro deste ano, durante uma reunião de cúpula do Fórum Econômico Mundial.

A TV BRICS, um portal internacional de notícias que relata tudo sobre o BRICS, forneceu um resumo da mudança:

A Arábia Saudita iniciou negociações para ingressar no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) dos BRICS. O país poderá receber o estatuto de nono membro desta instituição financeira, noticiou o jornal ‘Vedomosti’, citando o Financial Times, que recebeu um comunicado da organização.

Os representantes do banco enfatizaram que grande importância é dada à Arábia Saudita no Oriente Médio e um diálogo competente está em andamento com Riad.

Oito países são atualmente membros do NDB. O capital autorizado do banco é de 100 bilhões de dólares americanos. O principal objetivo da organização financeira é alocar recursos para projetos de infraestrutura nos países do BRICS e em desenvolvimento. O NDB é chefiado pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Falando sobre o NDB BRICS, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse em uma reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) no início de maio que os cinco países prestaram atenção à iniciativa, expressa repetidamente pelo presidente brasileiro Da Silva, de mudar para suas próprias moedas no futuro. A criação de uma moeda agregada não está descartada, mas tudo isso ainda está sendo analisado pelos órgãos competentes, ministérios da fazenda e bancos centrais.

TL Comenta:

Não são apenas os países com economia mais combalidas – Venezuela e Argentina – que pretendem fazer parte do bloco dos países emergentes.

Com a entrada dos pretodólares sauditas, o Banco de Investimentos dos BRICS, ganha mais poder sob  o comando da Presidenta Dilma Roussef.

E o Presidente “Da Silva” pode posar mais ainda de articulador político global.

E não se fala mais nos colares Chopard.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *