28 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Operação com foco em Sistema S mostra que Lava Jato vai muito além da Petrobras

ggn-divulgou-em-primeira-mao-serie-documental-sobre-influencia-dos-eua-na-lava-jato-vinheta-2

Por Reinaldo Azevedo 

O leitor tem todo o direito de se perguntar: mas que diabos um suposto esquema de desvio de recursos envolvendo Fecomercio e Sistema S tem a ver com aqueles problemas ancestrais detectados na Petrobras? Resposta: nada.

E por que, então, a coisa está a cargo da Lava Jato Rio? Bem, já a Lava Jato do Rio nada tem a ver com os desvios ocorridos na estatal e foi criada para investigar o esquema de Sergio Cabral. E o que Cabral tinha a ver com a Petrobras? Nada também.

Parece que a ideia original era engolir o Ministério Público, de sorte que a operação chama para si o que quer chamar e deixa para o segundo time de procuradores — todos os outros que não pertencem à força-tarefa — o que não é do seu interesse.

DO TL

Significa dizer também que incluir tudo no “balaio” da Lava Jato é acima de tudo uma jogada de marketing e não de Direito, de Justiça, de verdade.

É um carimbo de “corrupção de elite”, sempre com políticos no ápice da pirâmide, seja por acusações de crime eleitoral, corrupção em bastidores de Tribunais ou desvios de recursos para Saúde… Tudo é Lava Jato.

Tudo é tão Lava Jato que há muito o esquema de corrupção da Petrobras nos Governos do PT virou uma parte de um  todo que não se sabe onde vai chegar, vez que o momento é de apreensão,  seu principal produto , o anti-político mito eleito em 2018 é hoje como o principal algoz da Operação e de seus autores mais engajados.

O que de verdade sobreviverá, o que não, terá o fim merecido. Porque nada mais justo do que a vida e ela segue – ilesa – dando provas irrefutáveis disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *