27 de abril de 2024
Economia

Petrobras negocia Refinaria da Bahia por mais de R$ 4, 5 bi

x1.jpg.pagespeed.ic.3Pz-ne9wUR

Do Globo

De uma fazenda de bananas a uma das principais exportadoras de óleo combustível marítimo. Essa é a história da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, a primeira grande produtora de combustíveis criada no Brasil, que completa 70 anos à venda.

A Petrobras está em fase final de negociações com o Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, para fechar um negócio que poderá render cerca de US$ 4,5 bilhões aos cofres da companhia, de acordo com fontes envolvidas nas conversas.

Esse processo depende de um capítulo especial que deve ter um desfecho nesta sexta-feira, quando está marcado no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do pedido feito pelo Congresso Nacional para impedir a venda de refinarias pela Petrobras sem autorização do Legislativo.

A ação cita, além da Rlam, a Repar, do Paraná. Ao todo, a estatal pretende vender oito refinarias, o que corresponde a metade de sua capacidade de refino, como parte de seu programa de desinvestimentos para reduzir seu alto endividamento.

DO TL 

Apesar de adormecido nos últimos dias da pauta potiguar, o tema é de grande  interesse  para o Rio Grande do Norte. O rumo dos acontecimentos no STF e no mercado internacional vão dizer muito do que deve acontecer por aqui.

Ouvido no chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *