1 de maio de 2024
Economia

Unimed de novo no Pro-rata

Os cooperados da Unimed Natal foram surpreendidos ontem, com um desconto linear de  25% em toda a produção, extensivo às pessoas jurídicas.

Cooperativa, a Unimed rateia com os seus sócios, as sobras, como são chamados os lucros, mas também os prejuízos, perdas.

Tendo convivido por mais de vinte anos com o pro-rata negativo crônico, nos últimos três anos a atual diretoria conseguiu zerá-lo, e vinha mantendo os pagamentos com valores acima das tabelas de referência.

Quando todos pensavam que os dois anos de pandemia fossem positivos, pela diminuição de consultas e cirurgias eletivas, a cooperativa foi também  acometida por uma covid-econômica longa que acompanha a inflação, as turbulências e aumentos, incluídas as despesas médicas.

Os médicos cooperados estão recebendo correspondência que trata  das dificuldades de caixa, com o maior culpado, o  índice de sinistralidade (percentual de despesas médicas, versus receitas) recorde na história da empresa .

Está sendo anunciada uma assembleia geral para o dia 4 de julho, quando devem ser reveladas as perdas acumuladas nos cinco primeiros meses de 2022: cerca de 40 milhões, de acordo com o que se comenta na rádio  corredor dos hospitais.

O novo hospital da Unimed segue em ritmo acelerado nas obras, com a garantia de mais de 120 milhões de reais reservados para sua construção, acumulados nos anos pré-pandêmicos.

 

One thought on “Unimed de novo no Pro-rata

  • Nelson dias dos santos

    O sistema Unimed precisa se reinventar e entender que precisam trabalhar sobras e não produção. As medicinas de grupo trabalham com protocolos de atendimento e uma gestão com foco em resultado pro seu acionista.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *