11 de maio de 2024
Nota

Plano Real faz 30 anos como pilar da Democracia e alternância do poder no Brasil

O ano era 1994, a  hiperinflação a dura realidade do brasileiro.

 Seis tentativas fracassadas de plano econômico para estabilizar os preços (Cruzado, Cruzado II, Bresser, Verão, Collor I e Collor II) ao longo de cinco anos.

Até em que em 28 de fevereiro de 1994, o governo do presidente Itamar Franco editou a medida provisória (MP) para criação da Unidade Real de Valor, que entraria em vigor em março daquele ano, com valor entre US$ 0,80 a US$ 1.

Difícil explicar hoje que tivemos uma moeda no Brasil, que valia igual ao dólar… 

A decisão da MP do Plano Real aconteceu durante uma reunião ministerial no dia 27, no Palácio do Planalto, que durou mais de oito horas.

Também ficou definido que o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, poderia intervir em casos de abusos de especuladores. Esse, sem dúvida, um dos maiores desafios do momento. 

SUCESSO DO PLANO REAL E DEMOCRACIA 

Um dos mentores do Plano Real, o economista Persio Arida, ex-presidente do Banco Central, acredita que a consolidação da democracia no país foi fundamental para o sucesso do plano, que em 2024 completa 30 anos.

Para Arida, a inflação alta mina a popularidade dos governantes, com efeitos sobre os resultados eleitorais. Por isso, todos os que ocuparam a Presidência da República desde 1994 mantiveram as linhas gerais do Real, ainda que, em algum momento ou outro, houvesse desvios que colocassem a estabilidade monetária sob risco.

“Eu acho que o segredo aqui é a dinâmica democrática. Uma estabilidade de preços é um valor do povo brasileiro. O governante sabe que, se der inflação, ele estará politicamente morto. Então, os políticos, toda vez que a inflação ameaça subir, deixam de lado os planos, digamos, eleitoreiros ou populistas, e tratam de fazer o necessário para combater a inflação”, afirmou Arida em entrevista ao jornal Valor Econômico.

 

One thought on “Plano Real faz 30 anos como pilar da Democracia e alternância do poder no Brasil

  • PedroArtur

    Que saudade que tenho do melhor e mais competente presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso , e esse que esta governando atualmente ( lula ) ainda falava que tinha recebido um Pais destroçado , ate nisso esse cidadao do mau ( Lula ) mente, como mente ate hoje.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *