4 de maio de 2024
Judiciário

Prefeitura de Natal tem liminar para ser excluída do PROEDI

noticia-4331

Quando chegar em Pequim, a Governadora Fátima Bezerra vai ter uma notícia pouco agradável para se preocupar no seu retorno ao Rio Grande do Norte.

A vitória que precia sedimentada do seu Decreto do PROEDI sofreu um revés do Tribunal de Justiça na tarde desta segunda-feira.

A decisão e do desembargador Vivaldo Pinheiro, analisando o ação que o Município de Natal ingressou questionando o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN.

Em outras palavras, até ser analisado o mérito da questão, o prefeito Álvaro Dias não terá qualquer desconto no ICMS fruto dos incentivos frutos do PROEDI.

A decisão abre o precedente para outras prefeituras do estado, que judicializaram a questão por se sentirem atingidos em suas receitas.

Antes, no final de outubro, a Desembargadora Zenedeide Bezerra havia analisando processo semelhante, reconhecendo a legalidade do Decreto da Governadora Fátima.

Agora, jogo empatado e talvez sensibilize o Governo para um retorno à mesa de negociação com os prefeitos, o que havia sido pausado por falta de interesse da cúpula administrativa do estado.

Na liminar concedida pelo Desembargador Vivaldo Pinheiro o entendimento que “incentivos fiscais nem sempre são benéficos principalmente quando não levam em conta preceitos constitucionais, acarretando efeitos prejudiciais a todos os envolvidos, ao conduzir, por exemplo, à queda da arrecadação do próprio Estado que os promovem, assim como dos municípios nele situados.”

Assim, até o julgamento do mérito, Natal pagará a alíquota praticada anteriormente.

One thought on “Prefeitura de Natal tem liminar para ser excluída do PROEDI

  • observanatal

    A governadora é mesmo sortuda, uma notícia dessas e ela desembarca em um país conhecido por seus chás e uma medicina milenar que pode ajudar na dor de cabeça.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *