27 de abril de 2024
Eleiçõesempreendedorismo

#QuemÉ? Com a pré-candidata a vice prefeita Aíla Ramalho Cortez

O TL inicia hoje uma série de posts com perfil de pré-candidatos novatos nas eleições municipais  de 2020.

Um forma de aproximar (e)leitor e futuros candidatos através de informações que vão além da pauta político-eleitoral, humanizam e muito significam na história e personalidade dessas pessoas.

Nossa convidada de hoje para o #QuemÉ TL é a advogada AILA CORTEZ, anunciada esta semana pré-candidata a vice na chapa do prefeito Álvaro Dias (PSDB).

#QUEM É TL? 

Nome: Aila Maria Ramalho Cortez Idade: 46 Estado Civil: Casada com o advogado Gleiber Dantas Filhos: 01 filho, Adriano Dantas, com 21 anos, estudante universitário. Nascida em Natal/RN, residente no Bairro Tirol Formada onde e quando: Formada em Direito pela Universidade Potiguar com conclusão do curso em 2000, incrita na OAB/RN desde 2001, com especialização em Direito do Consumidor pela Faculdade Damásio, graduanda em Ciências Sociais/UFRN, pós graduanda em Direito Publico aplicado/Escola Brasileira de Direito e pós graduanda em direito civil e processo civil/Instituto Pró Jurídico Democrático.
1- Quando nasceu seu pai era governador do RN em algum momento pensou em ser política ao longo desses anos?

R: Agradeço pela referência ao período do governo do meu Pai, Cortez Pereira, de fato eu nasci quando ele era governador, e portanto, não acompanhei este momento, mesmo assim, posso dizer que cresci em um ambiente de Política, na sua mais pura concepção, já que mesmo sem um mandato eletivo, a vida do meu pai sempre foi voltada para a política do seu Estado, assim, sua vida era pensar, estudar e ajudar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, portanto, sempre esteve presente em mim a certeza de que existem caminhos e soluções para melhoria da vida da nossa sociedade, e isto se concretiza através da Política.

VOCAÇÃO PARA HUMANAS

Meu caminho e vocação sempre foi voltado para área humanista, optando desde muito cedo pelo curso de Direito, o que para mim foi uma grande realização, pois nos dá uma visão ampla e aprofundada de todas as relação humanas, consciência da importância de um Estado Democrático e da Cidadania, vindo a se completar por meio do Curso de Ciências Sociais, onde podemos buscar uma análise mais aprofundada das relações sociais, culturais e políticas que envolvem nossa sociedade. Sou advogada, tendo exercido minha atividade profissional por vários anos, com atuação em diversas ramos do Direito.

TRABALHO NA PREFEITURA DE NATAL 

Em 2005 iniciei meu trabalho junto a Prefeitura do Natal, momento em que pude conhecer e me encantar pelo trabalho da administração pública, ao longo destes anos desempenhei diversas funções no executivo municipal, vindo, inclusive, a ocupar os Cargos de Secretária Municipal de Tributação e a Diretora Geral do Procon Natal, nas gestões do Ex Prefeito Carlos Eduardo e do Prefeito Álvaro Dias, tendo deixado a minha última função neste ano de 2020, quando me desincompatibilizei.

Tenho um imenso carinho e respeito por todos os que fazem a Prefeitura do Natal. As experiências vividas ao longo destes anos são para mim uma riqueza pessoal imensa, pois, pude conhecer melhor a realidade e necessidade do Município, a dinâmica da administração pública municipal, sua estrutura, pude conhecer muitas pessoas e histórias, seja no trabalho diário ou atendendo a população, tudo isso foi para mim um grande aprendizado, prestar serviço aos natalenses, pensar e viver Natal intensamente. Com isso, vejo que a Política sempre esteve presente na minha vida, sendo este momento, um presente e uma grande oportunidade para fazer valer os ensinamentos e exemplos que tive através do meu pai, como também do trabalho que realizei como servidora pública municipal, consolidando em mim a real importância de ser e fazer Política.

2- Como vê seu papel na chapa do prefeito Alvaro Dias? A condição de fiadora do apoio de Carlos Eduardo; preocupa ou alivia?

R: Muito importante esta pergunta, vejo meu papel na Chapa do pré candidato, Prefeito Álvaro Dias, como uma forma concreta da ligação e cooperação entre dois grandes líderes políticos em torno de um projeto de sucesso e resultados para nossa cidade do Natal, a minha participação se traduz no reconhecimento da importância da presença e participação feminina na disputa eleitoral, temos que ocupar espaços, nós mulheres, somos fortes, líderes por essência e dinâmicas, temos que trabalhar muito na construção dos nossos espaços para estarmos e nos mantermos presentes no cenário político Municipal, Estadual e Nacional.

NEM ALIVIO, NEM RESPONSABIIDADE…

A condição de ser detentora do apoio de Carlos Eduardo, desperta em mim um sentimento de muita responsabilidade, não diria que preocupa ou alivia, não seria preocupação, pois tenho consciência do meu dever, de quem sou, e do que me proponho a fazer e, por esta mesma razão, não haveria que se falar em alívio; contudo, desperta em mim a certeza do dever que tenho, uma vez que tive a honra de representar o meu partido na composição desta chapa, como ainda existe o sentimento de imensa gratidão pela bancada do PDT na Câmara Municipal e ao Presidente do PDT, Carlos Eduardo, pela oportunidade desta indicação, assim como externo minha alegria e agradecimento ao pré candidato, Prefeito Álvaro Dias, pela opção da escolha pelo meu nome, me tornando sua companheira de chapa.

3- O que inspira Aíla Ramalho Cortez? Algum medo/receio do novo desafio?

R: O que me inspira é a oportunidade de servir, ajudar e melhorar cada vez mais a nossa cidade e todos que nela vivem, servir ao povo da minha cidade é uma grande motivação. Neste sentido e como servidores públicos, poder auxiliar o pré candidato, Prefeito Álvaro Dias, na implementação de políticas públicas focadas no desenvolvimento social dos mais vulneráveis, na conquista pela igualdade, no fortalecimento da cidadania, da educação, cultura e da nossa economia, com um olhar especial voltado para a defesa e proteção das mulheres e das famílias.

4- Natal vem de administrações bem avaliadas, mas o que precisa melhorar na nossa capital?

R: Para melhorar é necessária a continuidade de um trabalho de sucesso e reconhecimento, refletidos na avaliação da população. Existem muitos projetos em curso e novos a serem implementados, assim como foi recentemente anunciado pelo pré candidato, Prefeito Álvaro Dias, estes nas mais diversas áreas, em especial projetos de infra estrutura, moradia, saúde, educação e assistência social. As necessidades são constantes e imensuráveis, em contrapartida os recursos são limitados, daí a relevância de uma boa gestão, com o equilíbrio destas duas situações na busca pelos melhores resultados.

MUITO AINDA A SER FEITO….

Dito isto, é importante mencionar ainda a atenção que há que ser dada às nossas atividades econômicas, pelas quais temos a geração de renda, objetivando novos postos de trabalho, estímulo ao emprego e consequente melhoria da condição de vida da nossa população, há que ser cada vez mais fomentada a nossa atividade turista, incluindo aí toda a cadeia envolvida, sendo Natal por si só, um destino natural de grande atrativo; O estimulo as micro e pequenas empresas; com toda atenção as empresas prestadoras de serviço, ressaltando que a maior parcela da arrecadação municipal advém desta atividade, por meio do recolhimento do ISS; Na educação se faz importante a ampliação do número de CMEIs; Ampliação da rede municipal de saúde. Importante dizer que todos estes pontos serão abordados de forma mais aprofundada e detalhada no Programa de Governo que vem sendo elaborado e será apresentado pelo pré candidato a Prefeito Álvaro Dias.

5- “Vice é vice”?

R: Em relação a esta pergunta, confesso que não vejo nada demais nesta questão, apesar de saber que ela vez por outra é bem enfatizada. Vice é vice, não poderia ser diferente, este é um cargo definido dentro de toda e qualquer estrutura do poder executivo, em todas as esferas de governo. Onde se tem por fundamental a atividade de auxiliar o Chefe do Poder Executivo.

NATURALIDADE…

Vejo com muita normalidade a função e atuação do cargo de Vice, o qual segue sua normatização específica, com a definição das atribuições, prerrogativas e obrigações, estas, tão bem definidas pelos instrumentos legais próprios, especialmente a Lei Orgânica Municipal, atendendo assim ao princípio da legalidade, um dos pilares da Administração Pública.

Ressalto ainda neste sentido, que entre o Chefe do Executivo e seu vice, necessariamente deve haver harmonia, parceria e união, condições imprescindíveis para uma administração eficaz e sustentável.

4 thoughts on “#QuemÉ? Com a pré-candidata a vice prefeita Aíla Ramalho Cortez

  • Lidiane

    Aíla é, além de discreta, tranquila, apaziguadora, competente, respeitosa, é de muito bom trato. Ouve muito, pergunta como as coisas funcionam, tem interesse em aprender e não vê problema em ensinar.

    Resposta
  • Ana Paula

    Excelente escolha de Álvaro Duas para compor sua chapa, aila já mostrou compromisso e respeito por obde desempenhou suas atividades. Sucesso Aíla!

    Resposta
  • Quando conheci Aila, foi por intermédio de Carlos Eduardo qdo me chamou para apresentar a no Secretária Adjunta de Contratos e Licitações da SEMAD – Secretária de Administração, naquelw momento estava à frente daquela pasta. Conversarmos muito é foi possível me desprender de uma falsa percepção que tinha. Esperava uma pessoa que só iria compor cargo. Não, ela atua com sugestões implantações de fluxos de processos, e o principal a empatia que sempre existiu entre nós. Você falou certo Lidiane, ela é doce , simples conciliadora, correta, mas pise nela não pois explode uma mulher firme e rígida com seus princípios.

    Resposta
  • Fernando Antonio

    TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER AILA MARIA FILHA DO HOMEM BOM CHAMADO JOSÉ CORTEZ PEREIRA DE ARAÚJO. ACHO QUE QDO NASCEU MORAVA NA RUA AFONSO RIQUE, HOJE LEVA O NOME DE SUA TIA ALDA

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *