Quiet Luxury – Luxo Silencioso – já é realidade entre os chics que sabem das coisas
O fim da “logomania” é uma tendência que está chacoalhando o mundo da moda.
E, um dos resultados dessa nova preferência por itens que continuam caríssimos e seguem vendendo resultou em uma nova classificação que está sendo informalmente chamada por especialistas de “quiet luxury”, ou melhor, luxo silencioso.
Ou seja, o chic agora é usar roupas, acessórios e afins sem o nome de seus fabricantes escritos ou estampados em seus produtos. Quem os usa e sabe o que é bom reconhece-os pelo estilo, design e qualidade, sem a presença da marca.
Essas tendência, que já é realidade, surgiu porque a obsessão de algumas pessoas por produtos com símbolos de grife – em alguns casos até exageradamente aparentes – se tornaram “cafona”.
Mas, apesar desse “silêncio luxuoso”, não há ainda nenhum indicativo de que a indústria global de luxo corre algum risco de ver seu ritmo de crescimento, há décadas acelerado, diminuir por conta desse fator “cafona” negativo.