27 de abril de 2024
Economia

RN tem 2ª maior alíquota de ICMS de Diesel do Brasil, estados estudam mudança

Do Globo 

 Os estados farão um esforço concentrado para definir dentro de 15 dias as novas alíquotas para o ICMS sobre combustíveis, a começar pelo diesel, como determina o projeto de lei complementar (PLP 11) aprovado pelo Congresso nessa quinta-feira.

A proposta exige que seja fixado uma alíquota única para o produto em todo país e impõe uma nova fórmula cálculo do tributo que passará a ser feita em cima de valor fixo (em reais) por litro e não mais um percentual sobre o valor cobrado nas bombas.

A tendência é que essas duas medidas resultem em queda nos preços.

Além disso, os estados terão que instituir o regime monofásico para o ICMS sobre o diesel. Isso significa que a tributação ocorrerá em apenas uma etapa do processo de comercialização. Para o consumidor nada muda, mas a medida facilita o trabalho da fiscalização.

Caso os estados não cumpram as exigências, eles terão que congelar o ICMS sobre o diesel até 31 de dezembro de 2022, considerando a média de preço dos últimos 60 meses.

Neste caso, as estimativas apontam para a perda de arrecadação de R$ 11 bilhões pelos entes federados até o fim do ano.

A expectativa dos governadores é que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare o projeto inconstitucional. A área jurídica do Comsefaz passará o fim de semana reunida para fechar o texto da ação a ser proposta à Corte nos próximos dias.

DO TL 

A maior alíquota de ICMS sobre Diesel é praticada hoje no Maranhão é de 18,5%. A do Rio Grande do Norte é as segunda, 18%.

A mesma da Paraíba, Ceará, Bahia, Sergipe, Amazonas e Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *