1 de maio de 2024
Política

Segundo turno à francesa

Cartazes de campanha presidencial francesa, em Anglet, França, nesta quarta-feira. (Foto AP/Bob Edme)


Até há poucos dias, parecia que a reeleição do presidente francês eram fèves contadas. Que ele ganharia com folga, apesar dos desgastes pelo aumento da idade de aposentadoria e outras tentativas de  liberalizar a economia da França.

Agora, já se especula que a decisão poderá ser em segundo turno, contra a candidata de ultra-direita, em sua terceira tentativa

 

Marine Le Pen se aproxima de Macron nas eleições francesas

Fonte: Abigail Adcox, para o Washington Examiner, em 09 de abril de 2022

Enquanto os eleitores franceses vão às urnas neste domingo no primeiro do que se espera ser uma eleição presidencial de dois turnos, as pesquisas sugerem que a líder de extrema-direita Marine Le Pen está se aproximando  do presidente Emmanuel Macron.

Le Pen, que trabalha para suavizar sua imagem desde a eleição de 2017 e apelar para a base moderada da França, viu um aumento no apoio nas últimas semanas com uma pesquisa mostrando os dois em um empate para a presidência em um possível segundo turno com Le Pen recebendo 49% dos votos em comparação com os 51% de Macron, de acordo com uma pesquisa YouGov e Datapraxis publicada nesta sexta-feira.

“Todos os nossos dados sugerem que o segundo turno está muito próximo”, disse Paul Hilder, fundador da Datapraxis, ao New Statesman, uma revista política britânica.  “Aconteça o que acontecer, este será o melhor resultado de todos os tempos para a extrema direita francesa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *