5 de maio de 2024
Eleições

Senador Alessandro Vieira se declara pardo e adversário insinua previlégio de fundo eleitoral

O senador Alessandro Vieira (PSDB), candidato ao governo de Sergipe, se autodeclarou pardo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o registro de candidatura que consta no Sistema de Divulgação de Candidaturas, o Divulgacand.

A informação foi questionada nesta quinta-feira, 22, por seu adversário na disputa Rogério Carvalho (PT), no Twitter.

“Na sua opinião, Alessandro é pardo? Porque o candidato se declara pardo? Qual o motivo? A sociedade sergipana quer entender…”.

Em nota, Alessandro resume como “desespero” a tentativa de Rogério de criar uma polêmica com sua autodeclaração como pardo.

“Assim como a maioria da população eu sempre me identifiquei como pardo e tenho muito orgulho de ser fruto dessa mistura de povos que formou nosso país.

Minha avó materna falava sempre com muito carinho dos ascendentes Guaranis. Mas não é só uma questão de autodeclaração, as autoridades públicas sempre me reconheceram como pardo, como mostra a ficha da minha primeira carteira de identidade.

Mentira tem perna curta e o candidato Rogério segue passando vergonha”.

PESSOAS PARDAS TÊM DOBRO DO PESO NA DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ELEITORAL 

O TSE decidiu que, a partir das eleições deste ano, a divisão do Fundo Eleitoral e do tempo de rádio e TV pelos partidos deve respeitar proporcionalmente a quantidade de candidatos negros apresentados.

Os votos dados a pessoas negras (pretas e pardas) terão o dobro do peso para a distribuição dos recursos do Fundo entre os partidos políticos.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *