1 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Sidarta Ribeiro destaca importância da pandemia para “nos vermos como grupo novamente”

img_1613.jpg

Live do Valor 

Professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o neurocientista Sidarta Ribeiro disse que muitos grupos acadêmicos e colegas vêm pesquisando sobre como a pandemia da covid-19 afetou os sonhos.

Para Ribeiro, a crise global de saúde posicionou ricos, remediados e pobres num mesmo lugar de fragilidade, já que a manutenção do bem-estar dos mais abastados depende da saúde dos pobres.

“É um momento muito importante, porque nos coloca como grupo novamente.”

O cientista criticou a individualização da sociedade, assim como a quebra de laços familiares do mundo moderno.

“Estávamos vivendo num planeta em que cada vez mais as pessoas estavam ficando individualizadas, cada um cuidando do seu problema, as famílias cada vez menores, muita gente sem família nenhuma. Agora, esse movimento ‘liberte o futuro’ traz essa questão”.

INCLUSÃO DOS BILIONÁRIOS NUM PROBLEMA COLETIVO

Os bilionários do planeta são 2.153 pessoas, que detêm 60% do capital do mundo. Tem um bilionário para cada 3,7 milhões de pessoas. Esses bilionários não se sentiam parte desse grupo humano provavelmente até recentemente. Mas agora, talvez, quem sabe estejam se sentindo. Porque agora está bem claro que mesmo a saúde das pessoas mais ricas depende da saúde dos mais pobres. Não tem muita saída para o futuro se não formos capazes de inventar soluções coletiva. 

3 thoughts on “Sidarta Ribeiro destaca importância da pandemia para “nos vermos como grupo novamente”

  • observanatal

    Sidarta deve ser um incorrigível crente nos seres humanos. Essa pandemia nos mostrou pessoas de corações generosos, atitudes nobres, mas nos mostrou também hipocrisia, desconexão com a realidade, egoísmo, falta de senso coletivo. O vírus não tem preconceito algum, mas as pessoas demonstraram vários.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *