9 de maio de 2024
Direto de Brasília

TCU: Auxílio Brasil foi criado para quem não tinha emprego, mas 79 mil militares receberam

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, entregou  quarta-feira, 16, ao vice-presidente eleito e coordenador do governo de transição, Geraldo Alckmin (PSB), uma série de documentos com diagnósticos sobre a máquina pública.

A equipe de transição utilizará os dados reunidos pelo TCU como uma das fontes para embasar relatórios sobre cada área da administração federal.

Dentre alguns fatos que chamaram atenção na fala de Dantas a constatação de mais de 70 mil militares, que receberam o Auxilio Brasil durante a pandemia de forma indevida:

“No início do pagamento do Auxílio Emergencial, a lista dos beneficiários estava disponível apenas para o Ministério da Cidadania. O TCU identificou logo no primeiro mês, mais de 79 mil militares que recebiam indevidamente o benefício (…)

Um dos critérios de elegibilidadeera de que as pessoas fossem desempregadas, então quem era militar não podia receber aquele auxílio”, explicou Dantas.

Dantas ainda contou aos jornalista que, ao tomar conhecimento da ilegalidade, a primeira medida do TCU foi determinar ao Ministério da Cidadania que a lista com todos os beneficiários se tornasse pública, na internet, como mandam os manuais de transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *