5 de maio de 2024
Coronavírus

TDAH merece cuidado extra em tempos de Coronavirus

25147283fb.jpg

Muito se fala em atenção extra a pessoas com depressão ou bipolaridade em tempos de Coronavirus e isolamento social necessário. Ambos podem ser agravados, inclusive, com uso de álcool e a tristeza que já tomou conta do mundo.

Beber para esquecer, beber para passar mais rápido, beber para anestesiar as dores dos longos dias.

Mas há outras dificuldades psicológicas pouco destacadas nesse momento difícil. O tal deficit de atenção tão lembrada por mÃes e pais ao observar o rendimento escolar dos filhos.

Agora, ele pode fazer a diferença do combate à doença. É o que diz reportagem da revista Viver Bem.

Muitas vezes, pessoas com TDAH têm dificuldade em manter hábitos de higiene devido a vários fatores: distrabilidade (o sintoma número um dos adultos com o problema), esquecimento, excesso de pensamentos e ideias que impedem a pessoa de desacelerar e manter-se lavando as mãos por tempo adequado e desmotivação.

Isso pode ser um problema importante para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus nesse momento de pandemia em que vivemos.

Algumas atitudes podem ajudar a amenizar esse problema: Estabeleça um prazo curto e definido para executar as mudanças (“é só por alguns dias ou por uma semana).

Pessoas com TDAH se sentem mais motivadas a adotar hábitos se existe um limite de tem.

Coloque avisos “Lave as Mãos”, junto com uma mensagem motivacional, em vários ambientes da casa.

Tenha sempre um álcool gel ou lenços umedecidos anticépticos à mão. Vale a pena colocar em vários locais da casa, pois a pessoa com TDAH pode se sentir desmotivada ou esquecer a higiene se eles estiverem muito distantes ou for muito trabalhoso de conseguir; Recompense-se (por exemplo, com um autoelogio sincero) cada vez que conseguir lembrar da higiene.

Mais do que sempre, prevenir é preciso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *