3 de maio de 2024
Judiciário

TSE começa julgamento que pode deixar ex-presidente Bolsonaro inelegível até 2030

O TSE começou a julgar nesta quinta-feira a primeira das 16 ações que tramitam na Corte e podem deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

A maioria dos ministros deve votar para condenar o ex-chefe do Executivo que, ao longo dos últimos anos, proferiu incontáveis ataques ao sistema eleitoral.

Não se descarta, porém, que um pedido de vista adie a conclusão da análise da ação de investigação eleitoral (Aije) apresentada pelo PDT.

O TSE reservou três sessões para a análise do processo.

O julgamento, que não deve terminar nesta quinta-feira, poderá seguir nos dias 27 e 29 de junho, a última semana antes do recesso do Judiciário.

Caso Bolsonaro seja condenado, ele não poderá disputar eleições para nenhum cargo até 2030 – são oito anos a contar a partir de 2022.

O julgamento começou com o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, apresentando o relatório sobre a Aije, isto é, uma espécie de resumo do processo, que já foi tornado público pelo tribunal, no seu site, desde o primeiro dia deste mês.

Os crimes apurados nessa ação repetem-se em alguns dos outros 15 processos em trâmite na Justiça Eleitoral contra Bolsonaro.

Fonte: Valor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *