27 de abril de 2024
Política

Um ano depois, as Lojas Trump da América ainda estão faturando

4015D0E2-B684-470F-8ADC-018157D9032F

Fonte: Jackson Elliott, para The Epoch Times em 18 de novembro de 2021


Em muitos lugares na América rural, parece que as eleições de 2020 nunca terminaram.  Placas “Trump 2020” ainda pontilham as estradas, bandeiras Trump ainda tremulam e bonés Trump ainda estão na moda.

Ao contrário dos candidatos presidenciais anteriores que desapareceram após uma eleição perdida, o ex-presidente Donald Trump ainda é amado por seus apoiadores.

Não é apenas um sentimento privado;  o mercado de produtos Trump ainda é forte.  Em todo o país, muitas lojas pequenas continuam a vender objetos Trump de todos os tipos.

As razões para a popularidade contínua de Trump estão em plena exibição em Ellijay, Geórgia, uma pequena cidade nas montanhas com uma população de 1.736 habitantes.  Lá, Alicia Dougherty e Jon Lock administram a Ellijay Trump Store.

A loja fica na esquina de um shopping de tijolos vermelhos sob uma placa de tecido que exibe Trump e a ex-primeira-dama Melania Trump com uma bandeira americana.  Dougherty disse que ficou um tanto surpresa que os clientes ainda aparecessem meses após a eleição.

A Ellijay Trump Store não é incomum.  Em toda a América, pelo menos 20.000 pequenas lojas semelhantes compram e vendem roupas Trump, disse Ron Solomon, dono da empresa nacional de roupas Trump Maga Mall.

As paredes da Trump Store estão repletas de mercadorias, desde tábuas entalhadas e caixas de armas de madeira a camisetas, adesivos, bonés e bandeiras Trump.  As exibições bem organizadas mostram paixão por Trump, patriotismo e fé.

A loja recebe visitantes de toda a América, disse ela.  Eles vêm da Flórida, Maine, Califórnia e de todos os lugares entre os dois.

“As pessoas ainda amam Trump. Cada vez que alguém vem de fora da cidade, eles vêm e pegam coisas para sua família levar para casa.”

Para muitas pessoas, a loja parece um espaço seguro para falar sobre política, compartilhar notícias e passar um tempo juntos, disse ela.  Alguns clientes passam horas conversando com os funcionários da Trump Store.

Antes da eleição, o número de clientes era ainda maior, disse Dougherty.  Filas se estendiam ao redor do shopping.  Embora a loja não tenha obtido esses números desde então, os negócios ainda estão animados.

De acordo com Dougherty, Lock e muitos dos clientes da loja, a eleição de 2020 foi roubada de Trump por uma conspiração de esquerda.  Para eles, a veracidade disso parece fora de dúvida.

“Sabemos que Trump ganhou a eleição porque foi fraudada”, disse Kurt Awen, um local.

Solomon disse que ele e outros apoiadores de Trump acreditam que o comparecimento a favor de Trump e dos republicanos pró-Trump será tão grande nas próximas eleições que superará qualquer tentativa futura de fraude eleitoral.

“Vamos retomar o Senado, vamos retomar a Câmara e, se Trump concorrer, ele vai ganhar”, disse ele.

Para muitos visitantes da Trump Store, Trump é mais do que um candidato presidencial.  Dizem que ele é um líder moral com uma qualidade que poucos americanos e menos políticos têm: ele fala o que pensa.

Muitos visitantes também disseram que a riqueza de Trump mostra seu caráter moral.  Seja qual for o motivo pelo qual Trump concorreu à presidência, não foi para ficar rico.

“Tem que ser apenas porque ele se relaciona.  Ele não é um político de carreira.  Ele é apenas um cara normal que ama a América ”, disse Jon Oudin.  “Ele fala basicamente, abertamente sobre tudo?  Sim, e isso irrita muitas pessoas.  Mas acho que a América rural, especialmente cidades como Ellijay, precisávamos disso.  Porque estamos fartos e cansados de política. ”

Trump parece ser tudo ao mesmo tempo para seus apoiadores.  Mas o mais importante, ele representa a esperança de mudança em uma América onde as pessoas não confiam mais umas nas outras.

Apesar de sua apreciação por um homem que fala o que pensa, não importando as consequências, muitos visitantes da Trump Store disseram que não se sentiam dispostos a usar as roupas da Trump em alguns lugares porque poderiam enfrentar ataques de radicais políticos.

A Trump Store já enfrentou discriminação do Google por causa de sua política.

O Google removeu o perfil de negócios online da Ellijay Trump Store de seu site.  Momentos depois de inserir um código do Google para se registrar como uma empresa, ele recebeu um e-mail informando que a loja havia sido sinalizada por atividades suspeitas.

Em Atlanta, Oudin disse que sentiu medo de usar um boné do MAGA em público porque as pessoas podiam cuspir nele.

“Sabemos perfeitamente que se eu usasse este chapéu em Midtown ou Buckhead agora, isso é exatamente o que aconteceria”, disse ele.

Ele citou vários incidentes famosos em que fãs de Trump foram assediados ou atacados em público.

“Não vejo nenhum dos meus colegas, por exemplo, menosprezando um apoiador de Biden ou atropelando seu cartaz”, disse Oudin.  “Acho que somos mais respeitosos com nossos concidadãos, independentemente de suas posturas”.

Algumas das mercadorias mais rudes na loja Trump podem incomodar as pessoas que discordam de Trump ou de outros políticos.  O mostrador exibe de forma proeminente um adesivo “[palavrão] Biden”.  O item mais vendido da loja é o papel higiênico com o rosto de Nancy Pelosi, disse Dougherty.  O papel higiênico com o rosto de Joe Biden está em segundo lugar.

Mas “no final do dia, somos pessoas legais”, disse Dougherty, referindo-se aos residentes de Ellijay.  “Somos respeitosos e é por isso que todos querem se mudar para cá.”

TL Comenta:

Será que estaremos falando das Lojas do Bozo, em 2023?

7E498E56-EB0B-4597-80AA-7517FE54F51E
Uma placa de Trump e outra “Em Deus Confiamos” em Ellijay, Geórgia. (Jackson Elliott / The Epoch Times)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *