3 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Urna eletrônica foi criada pelos militares na década de 90

 

Cronograma de Carga e Lacração - preparação da urnas para o 2° turno das Zonas Eleitorais do Paraná - Tags: eleições2018, eleições, voto, sulfrágio, Tribunal, urna eletronica. Fotos: André Rodrigues

Por Mônica Bergamo na Folha

As urnas eletrônicas atacadas pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo general Braga Netto, atual ministro da Defesa, foram desenvolvidas pelos próprios militares na década de 1990.

A história já foi narrada pelo ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Velloso e está registrada nos arquivos da corte. Segundo ele, um grupo técnico foi formado na década de 1990 para desenvolver a urna.

Ele era integrado por três engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um do Exército, um da Aeronáutica, um da Marinha e um do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

A comissão técnica começou do zero, foi trabalhando e construindo e fez o protótipo da urna. Quando a comissão trabalhava, fui visitado por representantes de empresas estrangeiras oferecendo urnas para nós. Eu dizia: não, vamos fazer uma urna tupiniquim, simples e barata. E assim conseguimos”, relembrou Velloso.

 Em 25 anos, jamais foi comprovada qualquer irregularidade na votação eletrônica.

DO TL 

Até a era Bolsonaro ninguém tinha questionado – nem comprovado – a falta de lisura das urnas eletrônicas.

Agora, o tema passa a ser a pauta número um do país, que tem milhares de outras verdadeiras  prioridades.

Quem já se debruçou sobre o assunto,  sabe que não há qualquer plausibilidade sobre as suspeitas, vez que as urnas são nada além do que calculadoras não ligadas a rede de internet.

Antes de iniciar o processo, imprime-se um boletim para provar que não existe qualquer informação depositada ali. Logo, há um sistema auditável já.

Ao final da votação, imprime-se outro boletim como resultado de cada urna. Só depois disso é que os dados são enviados para serem contabilizados no TSE.

One thought on “Urna eletrônica foi criada pelos militares na década de 90

  • observanatal

    Então, a urna foi perdendo a credibilidade, junto com os militares?

    Como deve ser jogar na loteria, via aplicativo da Caixa, sem nenhum papel para conferir?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *