3 de maio de 2024
vacina

Vacina Sputnik desembarca no Nordeste próxima semana

Do Globo

A novela que envolve o uso da Sputnik V no Brasil está próxima de ganhar um novo capítulo.

Em uma semana deverão desembarcar no Recife 1,1 milhão de doses da vacina russa contra a Covid-19 que irão iniciar finalmente o uso do imunizante no país.

Da capital pernambucana, as vacinas seguirão para os demais estados do Consórcio Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a importar os antígenos.

Eles chegam através do processo batizado de “importação excepcional e temporária”.

Um outro lote, com aproximadamente 600 mil doses, será encaminhado para estados do Norte, ainda sem prazo determinado para chegar.

— Aplicaremos as primeiras doses em, no máximo, uma semana após a chegada da vacina. E, vinte e um dias depois, a segunda dose. Com isso, teremos a análise de imunização mais cedo — diz Wellington Dias (PT), governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste.

DO TL

Ontem a Governadora Fátima Bezerra participou de reunião com governadores do Nordeste sobre esta pauta, mas ainda não informou quantas doses serão distribuídas ao Rio Grande do Norte.

Sabe-se, porém, que a distribuição terá critérios próprios e o RN um dos menos contemplados com a primeira remessa do imunizante russo.

One thought on “Vacina Sputnik desembarca no Nordeste próxima semana

  • observanatal

    Achei que eram todos iguais no consórcio. Não são.

    Wellington Dias vacina lá no Maranhão ou são os municípios? Aqui, no RN, como será distribuído e quem será o público alvo? A vez do governo decidir é agora. Mas sempre lembrando, quem paga essas vacinas também é o Ministério da Saúde.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *