2 de maio de 2024
Luto

Walter Gomes e as pelejas para renovar a Imprensa

 

Tribuna do Norte – Roda Viva – 09/03~22

O jornalista Walter Gomes, 82 anos, morreu ontem, em Brasília, onde se encontrava em coma, há nove dias, no Hospital Brasília, onde havia sido submetido a duas traqueostomias.

Walter era potiguar, e comandou a primeira grande modernização do jornalismo do RN, em 1963, justamente no primeiro ano de funcionamento da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, integrante da estrutura da Fundação José Augusto, do Governo do Estado.

Walter integrava os quadros do Jornal do Brasil, do Rio, onde Alberto Dines completava uma verdadeira revolução no jeito de fazer jornal, incorporando novas técnicas com “lead”. “copy desk”, diagramação de páginas, noticiário local na 1ª página (então privativa das notícias internacionais).

Convidado pelo governador Aluízio Alves voltou a Natal para fazer a Nova Tribuna, mais ou menos o que Dines concluía no JB.

TEMPO DE MUDAR

Walter sacudiu a velha Tribuna, tirou a poeira e abriu as portas do jornal para talentos como de Sanderson Negreiros, Berilo Wanderley, Luiz Carlos Guimarães, Newton Navarro e jovens estudantes de jornalismo como Hamilton de Sá Dantas, João Batista Machado, Woden Madruga, Luiz Sérgio Medeiros de Oliveira. Gutemberg Mota, Sebastião Carvalho, Hélio Cavalcanti  e até o escrevinhador dessas linhas (parte dessa topa na foto).

Os estudantes de jornalismo aderiram ao projeto da Tribuna porque viam a aplicação do tipo proposto pelo jornalista Luiz Lobo (consagrado no Rio: JB, Tribuna da Imprensa, Revista da Semana), que veio implantar na Faculdade de Jornalismo, e que não tinha aplicação na imprensa local, ainda atrelada ao “nariz de cera” e outras prioridades que deixavam o fato para o último lugar, depois das análises e considerações do redator.

Walter Gomes foi atraído pelo Diário de Natal, onde foi convocado por Ary Cunha, para jogar no time do Correio Braziliense (órgão líder dos Diários Associados), o onde foi colunista por mais de 20 anos.

Em 2021 Walter Gomes foi infectado pelo coronavírus enfrentou enormes dificuldades na recuperação da saúde que podem ter originados o AVC que o matou agora.

CASSIANO ARRUDA CÂMARA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *