2 de maio de 2024
Coronavírus

Presidentes de entidades do Comércio acham oportuno liberar uso da máscara, mas ainda recomendam aos funcionários

José Lucena da CDL e Marcelo Queiroz da Federação do Comércio

Apesar de concordarem com o Decreto da Prefeitura de Natal – desobrigando o uso de máscara em locais abertos e fechados – e declararem que o “momento é oportuno” o presidente da  Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal José Lucena e Marcelo Queiroz, da Fecomércio analisam com cautela o retorno a este novo normal.

A CDL recomendou aos empresários da capital que mantenham os colaboradores usando máscaras, inicialmente, em respeito aos clientes que ainda não se sentem seguros em relação à pandemia da Covid-19.

“A pandemia mexeu muito com todo mundo. O psicológico de algumas pessoas foi abalado, e elas têm medo de sair de casa, de não usar máscaras, em especial aqueles que perderam parentes, amigos ou que têm comorbidades. Então em respeito a essas pessoas, acredito ser mais pudente mantermos os colaboradores usando máscaras e deixar a decisão de usar ou não para o consumidor”, afirmou José Lucena, presidente da CDL Natal.

Já a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte disse em nota que cabe a cada estabelecimento decidir, de acordo com a sua conveniência, como irá proceder quanto à obrigatoriedade do equipamento de proteção individual para acesso dos clientes às suas dependências e afirmou que os shoppings da capital já não estão exigindo a proteção aos usuários.

Por outro lado, a entidade também sugeriu que os empresários mantenham obrigatório o uso de máscaras entre os funcionários: 

“Para os funcionários dos estabelecimentos comerciais, nossa sugestão é de que, neste primeiro momento, continuem utilizando as máscaras, dando maior comodidade aqueles clientes que se sentirem mais confortáveis com esta medida”.

O uso de máscara era obrigatório na capital desde maio de 2020, no início da pandemia da Covid-19.

Com informações do G1 -RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *