6 de maio de 2024
AEROPORTO

Zurich Airport como arrematante foi vibração extra para Governo Fátima Bezerra

Não foi apenas o martelo batido na relicitação que fez a governadora Fátima Bezerra (PT) vibrar com o resultado do Leilão do Aeroporto Aluízio Alves, mas também quem arrematou.

É que a governadora já sabia da credibilidade da Zurich Airport e dos resultados em outros estados como Espírito Santo e Santa Catarina. 

 Rio Grande do Norte será o primeiro da empresa no Nordeste do Brasil e isso pode significar muito para toda região. 

A Zurich venceu a concorrente XP Asset, por uma diferença de R$ 1.

A Zurich esteve ausente nas últimas licitações do segmento de aeroportos, mas já opera quatro terminais no país: os aeroportos de Florianópolis (SC), Macaé (RJ) e Vitória (ES), além do aeroporto de Confins (MG), em parceria com a CCR.

Ela teria que aumentar seu próximo lance em, no mínimo, R$ 5 milhões, mas acabou desistindo da disputa. A XP Asset estreou no segmento de aeroportos ao vencer a licitação para operar os aerportos de Campos de Marte, em SP, e Jacarepaguá, no Rio, no ano passado.

POTENCIAL TURÍSTICO, AGRICULTURA E ENERGIA 

Tobias Markert, diretor da Zurich América Latina, disse o novo aeroporto cai bem ao portfolio da empresa no país. Ele destacou o potencial turístico do Rio Grande do Norte, mas disse que o estado também tem energias renováveis e agricultura. Markert disse que Brasil e índia são mercados prioriários para investimento da companhia.

O executivo afirmou que o pagamento da outorga será feito com caixa da empresa, uma linha de empréstimo com um banco no Brasil e que a empresa não pretende usar precatórios.

O uso de precatórios no pagamento de outorgas de aeroportos está sendo reavaliado pelo governo e, segundo especialistas, traz insegurança jurídica.

— A boa notícia é que não vamos usar precatórios. Vamos usar caixa da Zurich e estamos negociando uma linha de empréstimo com um banco brasileiro. Queremos usar a experiência que temos nos aeroportos que já operamos no Brasil e no exterior — disse antes de bater o martelo após a vitória.

Governo terá de cobrir diferença de R$ 230 milhões

O governo terá que cobrir a diferença entre o valor da indenização à Infraamérica, concessionária que desistiu de operar São Gonçalo. O valor estabelecido pela Anac para a indenização foi de R$ 550 milhões e o lance vencedor de R$ 320 milhões, portanto uma diferença de R$ 230 milhões.

Fonte; O Globo 

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