FJA divulga calendário de apresentações do edital Pauta Livre do TCP

19 de março de 2019 por ulyssesfreire

Saiu o calendário de apresentações dos grupos selecionados no Edital Pauta Livre, para o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel nos meses de março, abril e maio. As apresentações começam agora no próximo sábado, 23, segue pelos dois meses subsequentes, encerrando no dia 31 de maio. “Estamos dando o pontapé para a concretização de uma política pública que objetiva democratizar nossos espaços culturais. E esperamos que essa seja a primeira de muitas outras iniciativas”, afirmou o diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto.

A escolha das datas de apresentações foi definida com os próprios grupos. E seguiu o critério da ordem classificatória de cada um deles feita pela Comissão de Seleção. “A prioridade de escolha das datas de apreentaçaõ seguiu a ordem de classificação dos grupos. Norma que estava posta no edital”, explica Ronaldo Costa, coordenador dos Teatros da Fundação José Augusto (FJA).

O calendário de março está assim definido:

23 e 24 de março: A Mulher Monstro – Neto Barbosa

27: O fantástico mundo dos Contos – Camila Natasha

30 e 31 de março: Helenas – Coletivo Alfinim de Teatro

Os demais dias e grupos podem ser vistos a partir do link abaixo disponibilizado no site: https://bit.ly/2HwxYu5

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Coletivo lança 1ª websérie de ficção científica do RN e campanha de financiamento

19 de março de 2019 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

O Coletivo Trampo Audiovisual lança o piloto e campanha de financiamento coletivo para a primeira websérie de ficção científica do estado. O Evento acontece dia 29 de março, a partir das 18h, no Espaço Coworking do Natal Shopping. Será exibido o piloto e realizadas entrevistas com o elenco e direção de A Cúpula.

Será lançada na oportunidade a campanha de financiamento coletivo, por meio do site Catarse, para a gravação da primeira temporada da websérie. O Piloto ficará disponível no canal do Trampo Audiovisual no YouTube (https://www.youtube.com/trampoaudiovisual). A produção já alcançou destaque nas redes sociais quando foi lançado o trailer do Piloto, ultrapassando a marca de 150 mil visualizações, em apenas dois dias. A ideia é arrecadar o total de R$ 15 mil para a gravação dos três primeiros episódios da saga.

“Esse foi o orçamento proposto para a realização dos três primeiros episódios, que apenas contempla o valor bruto e singelo. Gravamos o nosso projeto piloto com bem menos recursos, faremos ainda melhor com a colaboração e empenho de todos”, destaca Thalita Vaz, atriz e responsável financeira do projeto.

O piloto tem duração de 16 minutos e foi totalmente produzido e gravado em Parnamirim. A elaboração do projeto contou com a assessoria do Caboré Audiovisual e com o patrocínio da Fundação Parnamirim de Cultura. O evento de lançamento tem o apoio do Natal Shopping, DigitalGraf e RN Projetores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

YourSelfie Store tem espaço dedicado à praia e ao por do sol

19 de março de 2019 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

As chuvas de março já estão se despedindo do verão, que se encerra nesta quarta-feira (20), mas a estação mais quente do ano continua em alta no Natal Shopping até meados de abril. Um dos sete ambientes da YourSelfie Store, primeira loja instagramável do Rio Grande do Norte, é o Sunset e Ilusão, que traz aos visitantes a sensação de que o verão potiguar está longe do fim.

Projetado pelas arquitetas Cecília Sales e Flávia Furtado da Trenna Arquitetura, o espaço conta com uma piscina de espuma superdivertida que convida ao mergulho e, claro, a várias selfies. Boias, baldes de areia e equipamentos de mergulho também compõem o cenário, que ainda conta com um balanço e um efeito de sol brilhando composto por lâmpadas de led, que deixam os boomerangs e as fotos com um toque especial. “Escolhemos esse tema tanto devido ao período de sol e praia em que estamos, como também pela cor do ano que é o coral, que remete às nuances do por do sol”, explica a arquiteta Flávia Furtado.

Na parte de cima do espaço, palhas de coqueiro tornam o lugar ainda mais praiano e convidam para as ondas, que também constituem o ambiente formando a temática ilusionista com uma parede em espiral. “No fundo dessas ondas colocamos um painel desenhado pela artista Camila Gomes que dá a ilusão de ótica que a pessoa estaria sendo sugada pela onda”, comenta Flávia. A frase ‘A única coisa que mantemos sob controle é a ilusão de que temos controle sobre coisa alguma’ convida à reflexão nas ondas.

“Criar esse ambiente foi bastante desafiador, tanto devido ao pouco tempo, como pela natureza da proposta, porque nunca tínhamos feito esse tipo de projeto, não trabalhamos com cenografia, nosso foco são ambientes cotidianos da vida real, por isso, esse foi um exercício para a nossa criatividade”, finaliza a arquiteta.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Mercado das Pulgas de Natal promove duas edições neste mês na Praça do Gringo’s

19 de março de 2019 por ulyssesfreire

O Mercado das Pulgas de Natal além de conquistar cada vez mais espaço na agenda dos potiguares, não para de surpreender o público com novidades. Neste mês de março, o Mercado irá promover as duas últimas edições da temporada simultaneamente, nos dias 23 e 24, na Praça do Gringo’s – Ponta Negra. Um final de semana inteiro de boas opções de lazer, arte, música e muito mais. Com entrada gratuita, o evento acontece das 15h às 21h, e conta com programação livre para todas as idades.

No local, as pessoas podem aproveitar de tudo um pouco. Tem antiquários, sebos, brechós, colecionadores, artes plásticas, vinil, parquinho e praça de alimentação com diferentes gastronomias. E, quem quiser, ainda pode levar seu animal de estimação para curtir o final de semana com tranquilidade. O Mercado oferece também apresentações infantis e shows com renomadas bandas do estado.

No sábado (23), às 16h, tem Trio Rock, grupo que se dedica às versões acústicas de músicas pop das décadas de 50 a 80, formado por Giancarlo Vieira (Voz, violão e gaitas), Moisés Lima (Violão, gaitas e voz) e Ângelo Magalhães (percussão). No repertório, Beatles, Rolling Stones, Bee Gees, Elvis, Pink Floyd, Dire Straits e Bob Dylan. Tem também show de mágica, às 17h, com o ilusionista que já percorreu vários estados brasileiros e países da Europa, Rian Razzani.

E, para completar a agenda do sábado, mais música, às 19h, com a banda Catita no Rojão que, além de recriar clássicos dos ritmos nordestinos, inclui no repertório baião, xote, samba e frevo de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elino Julião, Gilberto Gil, entre outros.

Já para o domingo (24), a organização do Mercado das Pulgas convida, às 16h, a Banda Café, que traz ao evento uma compilação com canções que marcaram a música internacional nas décadas de 60, 70 e 80 com arranjos vocais bem elaborados. Em seguida, às 17h, para agitar ainda mais a criançada, show do Mickey e amigos. Para encerrar o final de semana com estilo, banda Mobydick, grande referência musical no estado do RN, com 17 anos de estrada. A banda entrega ao público um show eletrizante com o melhor do rock nacional e internacional. É formada pelos músicos Glay Anderson – violão e voz; Renato Cazzolli – baixo e voz; Wellington Júnior – bateria e Hugo Albuquerque – guitarra.

O Mercado das Pulgas de Natal conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão, da Unimed Natal, Uniodonto Rio Grande do Norte, Espacial Auto Peças. Apoio: InterTv; e realização da Natal Cultural.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Valéria Oliveira e Jubileu Filho apresentam “Sacrário” no TCP

18 de março de 2019 por ulyssesfreire
Divulgação

Divulgação

“Sacrário” chega ao Teatro de Cultura Popular (TCP), com roteiro repleto de novidades, no próximo dia 5 de abril. A exemplo do que Valéria Oliveira fez no “Quem segura essa onda” (2015), show-processo que resultou no disco “Mirá” (2017), as novas músicas são apresentadas em primeira mão ao público potiguar por meio de uma série de shows. Desta vez, em formato minimalista para que os apreciadores de sua música, seguidores e amigos, possam fazer parte do processo como um todo, vendo as composições ganhando arranjos, sendo assimiladas, acompanhando a evolução das interpretações, ou seja, entrando na concepção do trabalho.

“Sacrário” batiza, em plena gestação, um trabalho que Valéria Oliveira vem concebendo desde 2018 e chega ao TCP repleto de novidades. Acompanhada por Jubileu Filho – músico, arranjador e diretor musical – “Sacrário” é um convite à intimidade trazendo também o toque do violão de Valéria em vários momentos.

O roteiro do show-processo ganha novos contornos e nuances com a inclusão de canções, sambas e boleros inéditos, costurados discretamente por músicas de discos e shows anteriores e por releituras de obras do cancioneiro potiguar.

Além das inéditas “Rosa de Aroeira” (Valéria Oliveira), “Toca tambor“ (Drika Duarte), “Raiz da Geral” (Valéria Oliveira), “Ritual de amor” (Valéria Oliveira/Rico Dias), “Está tudo aí” (Luiz Gadelha/Valéria Oliveira), “Voragem” (Valéria Oliveira/André Moraes), “Vá por mim” (Vinícius Lins/Valéria Oliveira) e “Sacrário” (Valéria Oliveira), a cantora interpreta um samba inédito do potiguar João Henrique Koerig, resgata o samba sincopado do também potiguar Raymundo Olavo e reserva surpresas de novas releituras com pegada romântica.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Programa Nosso Som Nas Escolas lança concursos de redação e poesia

18 de março de 2019 por ulyssesfreire

O Programa “Nosso Som nas Escolas” tem como objetivo valorizar e difundir o trabalho dos artistas potiguares para as novas gerações, facilitando a articulação entre esses artistas e as instituições de ensino médio e fundamental, fortalecendo a conexão da música com a escola.

Além dos pocket shows, realizados em escolas da capital nos anos de 2017 e 2018, o programa está lançando duas outras formas de integração entre os alunos e a música potiguar: os concursos de redação e poesia.

No concurso de redação, poderão participar estudantes regularmente matriculados, no ensino fundamental ou médio, de escolas públicas do município do Natal. Os trabalhos concorrentes deverão obedecer ao gênero textual dissertativo-argumentativo e ao tema “Música Potiguar – Nosso Som Tem Valor”. Já o concurso de poesia terá tema livre, e poderão participar estudantes regularmente matriculados, no ensino fundamental ou médio, de escolas públicas ou privadas do município do Natal.

Os concursos serão realizados em duas etapas, sendo a primeira realizada pelas escolas, que promoverão a realização dos trabalhos pelos seus alunos e selecionarão até dois trabalhos por categoria. A segunda etapa será realizada pelo programa Nosso Som Nas Escolas, que promoverá através de uma comissão julgadora, em parceria com a Conexão Enem Natal, a avaliação dos trabalhos recebidos.

As inscrições de trabalhos para os dois concursos poderão ser realizadas pelas escolas entre os dias 10 e 20 de abril, por meio de download dos formulários no site www.greenpoint.natal.br e envio dos formulários preenchidos, em formato PDF, para o e-mail concursosnse@gmail.com . O resultado será divulgado no mesmo site até o dia 20 de maio de 2019.

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. Na categoria redação o 1° lugar receberá um laptop + certificado, o 2° lugar receberá um tablet + certificado e o 3° lugar receberá um eReader + certificado. Na categoria poesia, o 1° lugar terá a poesia musicada e gravada por um artista potiguar + certificado, o 2° lugar receberá um bolsa de estudos para o segundo semestre de 2019 (na categoria canto ou instrumento musical) na Escola 4 por 4 Música Arte e Cultura + certificado, e o 3° lugar receberá um certificado de premiação e reconhecimento. Além disso, o professor orientador do 1° lugar de cada categoria será premiado com um eReader, e as escolas dos três primeiros lugares receberão certificados de premiação e reconhecimento.

Os concursos de redação e poesia, realizados pela Green Point em parceria com a Dois.a Publicidade, contam com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Hospital do Coração e Colégio CEI Romualdo Galvão, por meio da lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, e com o apoio cultural da Conexão Enem Natal e da Escola 4 por 4 Música Arte e Cultura.

As premiações e entregas dos certificados de todas as categorias ocorrerão em cerimônia a ser realizada no Parque das Dunas, por ocasião do show de encerramento do Projeto Nosso Som nas Escolas – edição 2018, em data a ser confirmada pelos organizadores do projeto.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Prêmio Dosinho celebra os destaques do carnaval de Natal

18 de março de 2019 por ulyssesfreire
Canindé Soares

Canindé Soares

Uma grande festa em ritmo de carnaval encerrou a 3ª edição do Prêmio Dosinho na noite de sexta-feira (15), com a AABB-Tirol lotada de artistas, produtores, músicos e foliões. O baile fechou oficialmente o carnaval de Natal premiando e anunciando os destaques da folia, dos palcos, polos, das orquestras e da avenida do samba em Natal.

Também foi a noite da final do 3º Concurso Dosinho de Marchinhas e o 1º Desfile Dosinho de Fantasias de Carnaval. A trilha e animação da festa foi conduzida pela Orquestra do Papão, Banda das Marchinhas Bateria da Escola Balanço do Morro, Jaina Elne, Rodolfo Amaral Brasileiríssimo, Jocélio Nunes Nunes e Jarita Real Real.

Foram entregues 25 troféus Dosinho de destaque 2019, confeccionados pelo artista plástico Guaraci Gabriel. As premiações financeiras totalizaram 11 mil reais e em breve a produção lançará 2 mil CDs com a coletânea das 15 marchinhas classificadas na edição 2019 do concurso.

A Marchinha do Ano foi escolhida na ocasião. É “Não é Não!”, composição e interpretação de Analuh Soares.

O bloco Suvaco do Careca foi escolhido a ‘Melhor Prévia Carnavalesca’; Já o Galo dos Perturbados, que desfila a terça-feira de carnaval, foi eleito o Bloco do Ano; a quase onipresente orquestra Frevo do Xico foi escolhida a Orquestra do ano, e o bloquinho estreante Pipoca & Picolé, que animou a prévia na Arena das Dunas, foi o vencedor na categoria Carnaval Infantil. Também receberam o Troféu Dosinho 2019 a cantora Jaina Elne (Atração Musical/Polo Petrópolis), As Raparigas da Redinha (Bloco de Segmento), Kátia Dantas (Artista Criativo do Ano) e Daguia (Foliã do Ano).

‘ No 1º Concurso de Fantasias, a vencedora foi ‘Professoras à Espera da Aposentadoria’, por Shirlaine Maria Freitas de Souza, Maria Luciana Vicente Xavier e Teresa Ana Edwilza Bezerra dos Anjos.

A noite também teve prêmio Homenagem Especial de 2019: Gilberto Cabral – Maestro; Personagem do Carnaval Potiguar – Grilo (do Bloco Nazi Vai a Ribeira); Revelação do Carnaval de 2019 – Bloco Fuleragem Carnavalesca Abayomi; Memória e Tradição – Bloco Nação Zambêracatu; e Destaque Especial do Carnaval 2019: o Palco do Beco Da Lama (Polo Centro-Histórico).

Entre as escolas de samba, os destaques foram: Águia Dourada (Escola de Samba do Ano); Jhan Barbosa – G.R.E.S Malandros do Samba (Puxador/Intérprete do ano); Balanço do Morro (Melhr Bateria); Jeova Silva da Águia Dourada (Carnavalesco do ano); Tony Silva –Águia Dourada (Destaque dos desfiles); e Batuque Ancestral (Revelação do Ano).

A premiação faz parte do Projeto Palco das Marchinhas e tem patrocínio da Unimed Natal, através do Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal e apoio cultural da Universitária FM 88,9Mhz Natal e Guetto Studio.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Troféu Cultura homenageará destaques da educação e da cultura no RN nesta quinta

18 de março de 2019 por ulyssesfreire

O Troféu Cultura promoverá uma cerimônia para entrega do Prêmio Noilde Ramalho, da Medalha ao Mérito Djalma Marinho e do Troféu Cidade Cultural a pessoas, instituições e gestores destacados que colaboraram com a educação e a cultura no Rio Grande do Norte durante o ano de 2018.

A solenidade acontecerá no auditório da Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern), nesta quinta-feira, dia 21 de março. A entrega das honrarias terá início às 19h30, com encerramento às 21h, quando será aberto um coquetel para os homenageados.

As homenagens integram a programação da 15ª edição do Troféu Cultura, que este ano acontece mais uma vez no palco do Teatro Riachuelo, no próximo dia 2 de abril, com acesso gratuito às várias apresentações culturais e a entrega dos troféus aos artistas vencedores das 14 categorias.

“Os artistas são sempre os protagonistas da festa. Mas sempre é bom lembrar quem está por trás de muitas ações e projetos culturais, sem falar no desenvolvimento educacional que é também uma maneira de formar plateia”, frisou o idealizador do Troféu Cultura, Toinho Silveira.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Até domingo tem “Feira Rosas do Deserto” em Natal

15 de março de 2019 por ulyssesfreire

Segue até domingo (17), no Hiper Bompreço – Capim Macio, a Feira Rosas do Deserto de Natal que conta com uma variedade selecionada da planta e preços que variam de R$ 10 a R$ 50. O evento tem entrada gratuita e fica à disposição do público até domingo, sendo que nos dias 15 e 16, das 8h às 21h e no dia 17, das 8h às 15h.

Para os admiradores e àqueles que estão sempre à procura de conhecimento sobre a planta, no sábado (16), haverá uma sessão gratuita da oficina de cultivo, às 10h. Não é necessário inscrição prévia, basta chegar ao local.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Blues & Outras Intenções estreia temporada no Mormaço nesta sexta

15 de março de 2019 por ulyssesfreire
Plínio Sanderson

Plínio Sanderson

O projeto Blues & Outras Intenções estreia temporada no Mormaço nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 20h30. Reformulado, o projeto agora é um quarteto que conta com Isaac Ribeiro (voz), Adriano Azambuja (guitarra), Jordan Santiago (baixo) e Luiz Machado (percussão), todos da banda Sangueblues, numa sonoridade eletroacústica e levadas cadenciadas. O grupo será atração da casa todas as sextas do mês de março.

Além da nova formação, o repertório também passou por uma reformulada. Como o próprio nome do projeto sugere, além de standards de blues, o grupo também apresenta interpretações para canções nacionais e internacionais, rhythm’n’blues, soul, latinidades, entre outras intenções…

O Mormaço é bar e pizzaria e fica na rua Historiador Tobias Monteiro, por trás dos Correios de Nova Descoberta. Informações e reservas: 84-99112 1669.

Com informações da Assessoria de Imprensa

emailEntre em contato: ulyssesfreire@tribunadonorte.com.br

insta Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire