6 de maio de 2024
Sem categoria

Recife debate acessibilidade no turismo

Cerca de mil pessoas participaram do 2º Congresso de Turismo Muito Especial de Pernambuco, na semana passada, no Recife.
O evento debateu, em nove mesas e quatro painéis, temas ligados à atividade turística para a pessoa com deficiência, como acessibilidade urbana, vantagens econômicas do turismo acessível, transporte aéreo e os destinos brasileiros acessíveis a todos.
O painel “O Trade e o Turismo Acessível” trouxe ao público as idéias e o olhar da iniciativa privada sobre a atividade turística adaptada.
“Esse é um segmento formado por mais de 20 milhões de pessoas. Não tem como os bares, restaurantes e hotéis deixarem de lado. Nós não tínhamos nenhum dado que apontasse para esse público consumidor”, afirmou o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau e da ABIH-PE, José Otávio Meira Lins.
A instrutora de atendimento à pessoa com deficiência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, Rosângela Cavalcante Lopes, explicou as diretrizes que os aeroportos de todo o Brasil adotam no trato dos passageiros deficientes.
Já a mesa “Ecoturismo e Turismo de Aventura para pessoas com deficiência” trouxe a experiência do turismólogo Sávio Vieira Ramos – autor do projeto de implantação de trilhas para deficientes visuais em ambientes naturais e capacitação de guias de turismo – e do esportista Dadá Moreira.
Portador de ataxia – uma doença degenerativa do sistema neurológico sem cura –, Dadá fundou a ONG Aventura Especial, que trabalha para a inclusão da pessoa com deficiência no ecoturismo e no turismo de aventura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *