Turismo de Experiência se consolida no mercado
O viajante moderno não se contenta apenas com destinos populares e pacotes prontos. Ele busca agora experiências mais significativas e imersivas. Com o crescimento desse conceito, o turismo de experiência passou a ganhar destaque, figurando entre as principais estratégias utilizadas pelos turistas.
De acordo com Georgia Roncon, especialista em gestão empresarial, marketing e co-fundadora da Wizzi, plataforma de inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados, o turismo de experiência não é apenas visitar um lugar, mas viver e sentir o local.
“É aprender algo novo e conectar-se emocional e culturalmente com o destino. Aprender a cozinhar pratos locais, participar de tradições ancestrais ou até mesmo se voluntariar em projetos comunitários. A essência está em mergulhar na cultura e na história do local”, revela.
Expectativas do viajante moderno
A especialista acredita que entender a importância da personalização é fundamental para quem quer atender as exigências atuais. “A era da informação nos permitiu um vasto mundo de opções. Os viajantes querem experiências personalizadas, atendendo diretamente seus interesses e paixões”, declara.
Segundo Georgia Roncon, a conexão cultural também deve ser uma prioridade. “Há um desejo crescente de compreender as tradições locais, culinárias, histórias e em se conectar com os moradores da região. Esse movimento cria um link entre os turistas e o destino visitado”, relata.
A influência da tecnologia
Plataformas que oferecem avaliações e informações em tempo real ajudam os viajantes a tomar decisões informadas, reduzindo a ansiedade em relação ao que fazer durante a viagem.
“A realidade virtual é uma ferramenta que permite aos turistas experimentem um destino antes mesmo de visitá-lo. Além disso, algoritmos e Inteligência Artificial permitem que empresas de turismo ofereçam experiências personalizadas com base nas preferências do viajante”, afirma Roncon.