26 de abril de 2024
Turismo

SOS Natal. Empresários do Turismo entregam amplo documento ao prefeito e cobram medidas urgentes

George Costa, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio. Ao lado, o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; e o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz
George Costa, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio. Ao lado, o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; e o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, apresentou ontem (11) ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, um conjunto de propostas para dar suporte ao turismo natalense. O encontro aconteceu no Palácio Felipe Camarão e também contou com a presença do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Federação, George Costa, e de outros membros do órgão consultivo. O grupo entregou uma cópia do documento, que tem como mote “Turismo, pilar econômico de Natal – instrumento de transformação social”, ao chefe do executivo municipal.

“Mais do que ninguém, os membros da Câmara Empresarial do Turismo sabem a realidade vivida pela atividade turística no Rio Grande do Norte. Portanto, elaboramos este material em conjunto, com sugestões de ações a serem executadas pelo poder público e que têm o apoio do empresariado que representa o segmento, que é o principal gerador de empregos da cidade de Natal, e é o maior gerador de receita tributária para o município, através do ISS da hotelaria e passeios, do ICMS dos bares e restaurantes e do IPTU pago pelos estabelecimentos comerciais, especialmente os hotéis”, afirmou Marcelo Queiroz.

Queiroz destacou ainda que as medidas se fazem necessárias diante da crise econômica nacional e do estado do Rio Grande do Norte com cenários extremamente desafiadores e de incertezas econômicas; a crise do setor turístico, com o consequente aumento dos valores das passagens aéreas para Natal; a baixa ocupação e níveis baixíssimos de valores das diárias dos hotéis nos últimos anos; e o envelhecimento da infraestrutura hoteleira, que necessita ser revitalizada.

Entre as sugestões apresentadas estão intervenções em algumas praias urbanas da capital (Ponta Negra, dos Artistas, do Meio e do Forte), como também na Via Costeira, com melhorias que atraiam mais os natalenses e os turistas. Outros pontos detalhados pela comitiva foram a recuperação de calçadas e ruas, a melhoria na iluminação pública, o controle de tráfego de veículos e a limpeza urbana. O documento entregue por Marcelo Queiroz e George Costa conta ainda com a elaboração e execução de um plano de promoção e divulgação de Natal em outras capitais do Nordeste, como também dos eventos promovidos na capital potiguar.

“É absurda a quantidade de ambulantes de Ponta Negra. Toda a infraestrutura do local está comprometida, com buracos no calçadão e nas ruas. As pessoas ficam incomodadas com a abordagem excessiva e com a favelização que tomou conta da praia”, pondera o coordenador, George Costa, que é empresário do setor de receptivo (Luck Natal). Ele ressalta que está falando somente de Ponta Negra, que junto com a Via Costeira e Praia do Artistas concentra a hospedagem de 95% dos turistas que visitam a capital.

Ao final da reunião, o prefeito reiterou seu compromisso em manter aberto o canal de diálogo do Executivo com o setor produtivo de Natal, e determinou aos secretários prioridade na análise dos pleitos e sugestões. “Nós temos belezas naturais e estamos renegando. Não podemos permitir que isso aconteça. Vamos tentar executar as melhorias de acordo com as nossas possibilidades e atribuições das secretarias. O turismo de Natal precisa de muita coisa, mas algumas obras carecem de recursos vultuosos”, declarou.

Participaram da reunião os secretários municipais Paulo César Medeiros (Gabinete Civil); Fernando Fernandes (Turismo); Adamires França (Administração); Andréa Dias (Trabalho e Assistência Social); Daniel Nicolau (Meio Ambiente e Urbanismo); Irapoã Nóbrega (Serviços Urbanos), Irapoã Nóbrega; Elequicina Maria dos Santos (Mobilidade Social); Sheila Freitas (Segurança e Defesa Social).

E mais: o diretor-presidente da Urbana, Jonny Costa; o diretor Executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz; os presidentes da ABIH RN, José Odécio; do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do RN, Paulo Gallindo; do Natal Convention Bureau, Francisco Barbosa; e o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta.