26 de abril de 2024
Coronavírus

Além da vacina, logística com seringa também preocupa Governos estaduais

seringa-para-vacina-de-febre-amarela

Da Folha 

Será impossível atender a uma corrida do governo federal e dos estados por seringas para a vacinação contra a Covid-19, diz um dos principais fabricantes do produto no país.

O diretor-técnico da Saldanha Rodrigues, Tomé Mauro da Silva, afirma que a capacidade de produção da empresa está comprometida com pedidos de 80 milhões de seringas para governos estaduais, o que reduz sua margem de manobra para entrar em novas concorrências. “Não podemos entrar em aventuras”, diz.

Segundo Silva, a empresa vem trabalhando com capacidade máxima e precisará de quatro meses para entregar o material já encomendado pelos estados.

Para o executivo, falta planejamento, e os governos fariam melhor se restringissem as compras aos volumes que serão realmente usados.

A alta do dólar neste ano encareceu em 50% o polipropileno, plástico que é o principal insumo usado na fabricação das seringas, afirma o diretor da Saldanha Rodrigues. O aumento dos custos fez a empresa trabalhar para atender à demanda do mercado sem acumular estoques nos últimos meses.

São Paulo diz ter 11 milhões de seringas estocadas e quer comprar mais 50 milhões. Ao anunciar a primeira fase do seu plano de vacinação, que promete iniciar em 25 de janeiro, o governador João Doria (PSDB) disse que 9 milhões de pessoas serão imunizadas, o que exigirá a aplicação de 18 milhões de doses.

Um distribuidor que está negociando com vários estados prevê que os preços das seringas aumentarão dramaticamente, com o crescimento da demanda no mundo inteiro e as limitações da capacidade de produção nacional. O mesmo aconteceu no início da pandemia com respiradores, máscaras e equipamentos de proteção.

Ele calcula que uma caixa com cem seringas, que custaria no máximo R$ 35 em outros tempos, poderá chegar a R$ 180 nos próximos meses —uma diferença superior a 400%. Sondagens feitas nos últimos dias indicam que os preços do produto no mercado internacional também estão aumentando de forma acelerada, diz o distribuidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *