26 de abril de 2024
Livro

Autor de biografia de Lula declara guerra à pirataria de livros

livro-lula-fernando-moraes-1

Do Radar na Veja 

O primeiro volume da biografia de Lula escrita por Fernando Morais mal lançou e já está dando polêmica.

O autor foi às redes sociais reclamar de cópias piratas de sua obra mais recente:

“Um apelo aos que receberem edições piratas do meu livro ‘Lula’: por favor copiem o endereço do remetente e me enviem. É a única maneira de saber quem são as pessoas responsáveis pelo roubo”, disse.

O biógrafo chegou, inclusive, a dar nome e sobrenome de um “companheiro” integrante da Consulta Popular, movimento social ligado ao PT e ao MST, que teria distribuído uma versão não autorizada do livro.

Morais reproduziu em seu perfil no Facebook o pedido de desculpas que teria sido recebido da pessoa citada em sua postagem.

Recebi e repassei sem dimensionar as implicações. Lamento profundamente. Apresento minhas desculpas ao Fernando Morais e vou comprar 10 livros para bibliotecas populares. É o que posso fazer para mitigar a situação”, registrou o escritor em sua página para em seguinte questionar a fonte da pirataria.

“Se vc puder informar a origem da cópia que recebeu, me ajudará muito a conter esse esbulho de que estou sendo vítima”. Esbulho, segundo o dicionário, é o ato de usurpar algo de alguém. 

Um seguidor não gostou do tom do autor e pegou carona na discussão para criticar o preço cobrado pelo livro, lançado no último dia 16 pela Companhia das Letras.

“Fernando Morais, essa sua ‘cruzada’ contra a pirataria só está gerando antipatia em torno da sua obra. Eu mesmo ia comprar um exemplar – original, deixando claro – e não vou mais.

E estimular o dedurismo (sic) para ferrar …quem está facilitando o acesso de quem não pode pagar 75 reais pelo livro só piora tudo. Por que não conversa com o dono da editora para baratear o livro?”.

DO TL 

Pirataria é crime previsto em lei.

O autor só está dizendo o óbvio para proteger sua obra, seu trabalho, seu meio de vida, mas quando isso se confunde com ativismo política-social a discussão perde sua razão de ser. Errado passa a ser certo e vice versa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *